Cultura: Cinema de graça - SESC

Cultura

Colaboração: Maestro Max Carvalho

Obra do cineasta Leon Hirszman é a atração do Cine Sesc para o mês de agosto, a partir das 19h, no Teatro Jofre Soares, no Centro

Gracielle Suica com assessoria


Todas as quintas-feiras do mês de agosto, o Cine Sesc exibirá filmes do cineasta brasileiro Leon Hirszman. Serão sete películas, incluindo o clássico São Bernardo, baseado no romance de Graciliano Ramos, com trilha sonora de Caetano Veloso. Nesta quinta (5), quem abre a programação é o documentário Deixa que eu falo, do diretor Eduardo Escorel, que refaz a trajetória do cineasta.
Divulgação

A obra do cineasta Leon Hirzman terá exibiçao gratuita em Maceió



Um dos fundadores do Cinema Novo, Leon Hirszman nasceu em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 22 de novembro de 1937. O nome estrangeiro veio dos pais, os judeus poloneses fugidos do nazismo Sarah Rebecca e Chaim Josek Horszman. Aos sete anos, o menino, fascinado com os episódios dos seriados, pedia ao pai para levá-lo ao cinema, onde assistia a duas, três sessões seguidas.

Teve sua carreira influenciada pela consciência política herdada do pai, marxista. Dirigiu, entre outros, os filmes Garota de Ipanema (1964), A Falecida (1965), São Bernardo (1972) e Eles Não Usam Black-Tie (1981). Trabalhou pela organização da categoria, pela regulamentação das leias do cinema e pelo fim da censura.

Com 79 minutos de duração e direção de Eduardo Escorel, Deixa que eu falo traça uma síntese das esperanças e frustrações de toda uma geração. O filme destaca a rara virtude de combinar rigor político, capacidade de aglutinação e paixão pelo potencial transformador da arte. No documentário há trechos inéditos da passeata dos petroleiros rumo ao comício de 13 de março de 1964 na Central do Brasil, cenas da mítica filmagem dos tropicalistas baianos em 1971 e ainda fotos de bastidores das filmagens.

As próximas sessões ficam por conta dos filmes Pedreira de São Diogo, São Bernardo, Ecologia, Megalópolis, ABC da Greve e Eles não Usam Black-Tie, que recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza. A obra de Leon é marcada pela reflexão a respeito da cultura brasileira.
É programação para o mês inteiro. Agora é só reservar a poltrona. A exibição do documentário acontece nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, na sala de cinema que fica no Teatro Sesc Jofre Soares, Rua Barão de Alagoas, 229, no Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (82) 3326-3133 e 0800 284 2440.

Comentários