O Societá Dante Alighieri, o mais famoso centro de cultura italiana no mundo, será inaugurado em Maceió

Geral

Assessoria

É da Dante Alighieri a logo oficial das comemorações dos 150 anos da República

Presente em várias capitais no mundo, o Societá Dante Alighieri tem mais de 500 Comitês espalhados pelo mundo, dos quais mais de 400 atuam fora da Itália. Em Maceió, a inauguração será dia 21 de maio

O Centro Cultural Societá Dante Alighieri chega a Maceió com a finalidade de seguir à risca o que diz o seu estatuto, escrito em 1893: ?Tutelar e difundir a língua e a cultura italiana no mundo, mantendo em todos os lugares elevado senso de italianidade, reavivando as ligações espirituais dos compatriotas no exterior com a pátria mãe e alimentando entre os estrangeiros o amor e o culto à civilização italiana?. Em Maceió, o Centro será dirigido pela professora italiana Paola Carducci Artenisio, que já reside na cidade há mais de cinco anos.

Famosa em todo o mundo e presente nos 5 continentes com cerca de 450 comitês, a Societá Dante Alighieri ? Comitê de Maceió , vai funcionar na Ponta Verde, em um local elegantemente decorado com mobília da realeza italiana, dotado de sala de exposições, de projeção e um café tipicamente italiano. A Dante Maceió vai trazer especialistas na língua e história da Itália para ministrar palestras e também vai promover festivais de cultura italiana, envolvendo cinema, pintura, música, língua, culinária e costumes. Já está acontecendo, desde o último dia 16, sempre às sextas-feiras, o festival foto-cinematográfico ?PENSANDO JAZZ?, no auditório da sede. Estão programadas as apresentações de filmes como ?La leggenda del pianista sull?oceano?, de Giuseppe Tornatore e ?Lezioni de Piano?, de J. Campion, entre outros, todos no idioma italiano com subtítulos. A mostra só termina em oito de julho. Em seguida, de 13 de agosto a 17 de dezembro, será apresentada a mostra ?Dal Barocco al Rococó, rivoluzione nella pittura?. Todas essas atividades são gratuitas.

Além das manifestações culturais, a Dante também vai oferecer cursos de italiano, português para estrangeiros e informática, e é a única instituição autorizada pelo governo italiano para aplicar o exame PLIDA, que avalia a excelência da língua italiana por estrangeiros. As provas do PLIDA virão lacradas da Itália, serão aplicadas pelo diretor de estudos, Pietro La Rosa, e enviadas de volta para a correção pelo Ministério de Educação daquele país. As primeiras provas PLIDA estão marcadas para novembro.

150 anos da República Italiana - Em setembro, já estão previstas as primeiras programações para celebrar os 150 anos da República Italiana, que serão completados em 2011. Os Comitês Dante Alighieri e centros de cultura italiana espalhados pelo mundo participarão de palestras organizadas na cidade de Rosário, na Argentina, pelo Comitê Dante local e com apoio do presidente da sede central da Sociedade Dante, Embaixador Bruno Bottai, juntamente com o Ministério da Cultura italiano. Na ocasião, também serão festejados os 100 anos da Dante Alighieri em Rosário.

Em outubro, ainda com o tema dos 150 anos, o Comitê de Maceió foi convidado a participar em Brasília, com outros 59 representantes das autoridades culturais da Itália, de reunião organizada pelo Embaixador no Brasil, Gherardo La Francesca, para discutir a programação do Ano da Itália no Brasil, que também será comemorado em 2011.

Em dezembro, duas palestras já estão marcadas para a Dante Alighieri em Maceió. A primeira, ?Dimore Storiche?, com a professora Condessa Camilla Parravicini Sossnoski, especialista em casarios históricos de Itália. A segunda palestra será com professor Alessandro Carducci Artenisio e vai incluir uma parte da exposição chamada ?La Dolce Língua?, um clássico que faz parte das comemorações dos 150 anos.

Serviço:
Informações sobre matrículas, exames PLIDA e programações culturais no site: www.centroculturalladante.com
E-mail: info@centroculturalladante.com
Sede: Rua Hygia Vasconcelos, 79 - Ponta Verde - Maceió.
Telefax : 82 3317-1036

Comentários