Cerca de 110 pessoas concluem a participação, na tarde desta quinta-feira, 29, no Matsubara Hotel, em Maceió, de mais uma etapa de formação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) destinada para técnicos da 2ª e 6ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs); das escolas estaduais e municipais e das Secretarias Municipais de Educação (Semeds) que compõem os comitês do PDE Escola nos municípios.
De acordo com o gerente de Planejamento da Superintendência de Gerenciamento Institucional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SGI/SEE), Ricardo de Moura Menezes, esta etapa de formação do PDE Escola está dividida em sete momentos e pretende atender 856 técnicos. ?Estamos tratando sobre as novidades em relação à execução dos recursos que foram pactuados no último ano. Trataremos também das novas formas de gerir e executar os recursos do PDE Escola. Tudo isso baseado na Resolução nº. 03 do FNDE, publicada em 1 abril de 2010?, destaca.
Ricardo de Moura comenta ainda que esta formação serve também para favorecer o progresso de interrelação entre o PDE Escola e o Programa Geração Saber. ?Enxergamos o PDE Escola como uma importante ferramenta de implementação das políticas educacionais preconizadas no Geração Saber?, assegura.
Capacitação ? Esta capacitação possui macrodiretrizes que pretendem fazer o alinhamento do PDE Escola ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Programa Geração Saber e, também, ao Projeto Político Pedagógico das escolas. Já as microprioridades são o fortalecimento dos comitês quanto à universalização do PDE Escola, que está inserido no PAR dos municípios e o PDE enquanto ferramenta de implementação de políticas públicas de educação.
Moura lembra que a formação é uma parceria da SEE com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL) e as Secretarias Municipais de Educação. ?Esta capacitação está acontecendo também graças ao regime de colaboração entre Estado e seu conjunto de municípios, recomendado no Programa Geração Saber?, esclarece.
Rosário Barbosa, coordenadora da formação e técnica do PDE Escola na SEE, esta formação segue o mesmo padrão das demais realizadas este ano. ?A adesão dos municípios foi muito boa. Tivemos uma participação maciça dos técnicos que esperávamos. A parceria entre Estado e municípios tem dado muito certo?, garante.
Ronivaldo Vitalino, integrante do Comitê Municipal do PDE Escola em Coruripe, disse que esta formação é muito importante para que os integrantes do comitê fiquem a par do funcionamento do PDE Escola dentro das unidades escolares. ?Estamos aproveitando este momento para esclarecer dúvidas. A equipe do Comitê Estadual do PDE Escola tem contribuído de forma significativa para o andamento dos trabalhos no município de Coruripe?, assevera.
Andréa Gomes Souza, outra integrante do Comitê Municipal do PDE Escola em Coruripe, evidencia que na formação está sendo possível tirar dúvidas em relação ao PDE Escola, ao Plano de Ações Articuladas (PAR) e também a correlação deles com os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
O Plano Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) é um dos programas do Ministério da Educação (MEC) destinado à melhoria da gestão escolar, baseado na disseminação de uma metodologia de planejamento participativo entre as escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) abaixo da média nacional.
Cronograma ? A próxima etapa da formação acontecerá nos dias nos dias 11 e 12 de maio, no Cenfor, mais 62 técnicos estaduais da 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CRE participarão dessa formação.
Comentários