Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação
Dar valor e legitimar projetos educacionais desenvolvidos por educadores do país que usam a tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Estes são os principais objetivos da quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010. Os interessados em participar têm até o próximo dia 2 de julho para realizarem suas inscrições. Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções.
Segundo a diretora de Educação a Distância e Laboratório Tecnológico da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Sônia Azevedo, a educação estadual incentiva que todas as escolas que têm laboratório de informática e possuem projetos desta natureza participem deste prêmio. ?Ele (o prêmio) é uma oportunidade para divulgar os trabalhos realizados nas unidades escolares. Toda escola que utiliza a tecnologia da informação pode se inscrever. Esta experiência pode trazer visibilidade positiva para as escolas participantes?, relata.
Educadores das Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino; dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs); de Escolas Públicas Municipais ou Estaduais; de Fundações e de Escolas Técnicas Públicas (cursos que não sejam da área de tecnologia da informação) poderão se inscrever nas categorias Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração e Inovação em Conteúdo. Já na categoria Escolas Técnicas, inscrevem-se educadores de qualquer escola técnica pública (cursos de tecnologia da informação) em todo o Brasil.
Os projetos inscritos nas três primeiras categorias (Ensino Básico) estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará com o voto popular online.
Premiação ? Os projetos finalistas serão conhecidos no dia 20 de julho de 2010, nos sites Educadores Inovadores, Microsoft Educação, Blog do Prêmio e via ligação telefônica a ser realizada pela equipe do prêmio. Os autores dos projetos finalistas irão participar da premiação em São Paulo (SP), no dia 4 de agosto de 2010, com todas as despesas pagas.
Os candidatos que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Desta forma, eles poderão dar continuidade à criação de novas ideias, beneficiarem cada vez mais pessoas e compartilhar o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.
Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Fórum Mundial Educadores Inovadores da Microsoft (Worldwide Innovative Teachers Fórum) que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Ano passado, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Informações ? Mais informações sobre o Prêmio Educadores Inovadores podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.educadoresinovadores.com.br. Outros detalhes estão disponíveis no blog: http://educadoresinovadores.spaces.live.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduinova.
Comentários