Novo Sistema Adutor do Agreste será apresentado em Arapiraca

Geral

Ascom Casal

Evento, que será realizado em Arapiraca, apresenta a sociedade o projeto e discute seus benefícios e especificações<>/b>

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realiza no dia 5 de maio, em Arapiraca, uma audiência pública para implantação de novo Sistema Adutor no Agreste. A audiência ocorrerá das 9h às 12h, no teatro do Sesi (rua Eng° Camilo Coller, 20, bairro Primavera). A partir das 8h, as inscrições estarão abertas no local.

Na ocasião, as principais características do projeto, assim como seu custo e benefícios serão apresentados à sociedade arapiraquense. A companhia pretende dar detalhes do projeto, assim como sugestões para o processo, atendendo a todas as exigências legais.

Segundo o presidente da Casal, Jessé Motta, a melhor alternativa encontrada para implantação do novo sistema adutor é a Parceria Público-Privada (PPP), uma vez que o projeto envolve recursos que extrapolam a capacidade de endividamento da Casal e do governo do Estado - algo superior a R$ 100 milhões. A iniciativa surgiu da necessidade de se melhorar o abastecimento de água da região, tendo em vista que o sistema existente - a adutora do Agreste - já não atende a demanda.

Essa necessidade, de acordo com Motta, é que levou à busca de alternativas para realizar o investimento. Foi quando surgiu a ideia de se buscar parceiros privados para participar do processo. Essa solução tornou-se atraente a partir da Mineração Vale Verde, que possui uma jazida de cobre e ferro no município de Craíbas, onde pretende instalar uma unidade industrial.

"Pretendemos realizar o procedimento licitatório do novo sistema adutor no ano de 2010, de modo que as obras possam ser concluídas no final de 2011", revelou Jessé Motta.

Os estudos detalhados, inclusive os projetos de engenharia, estão disponíveis no site da Casal (www.casal.al.gov.br).

Comentários