Maceió sediou no sábado (24), no teatro do Colégio Marista, a III Conferência Estadual do Esporte, que discutiu e escolheu as propostas e metas e elegeu os 25 delegados que vão representar o Estado na III Conferência Nacional do Esporte, que será realizada de 3 a 6 de junho, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Durante a preparação para a conferência estadual, pela primeira vez, o governo de Alagoas promoveu cinco etapas regionais envolvendo os municípios das macroregiões do Litoral Norte Sertão, Litoral Sul, Vale do Paraíba e Zumbi. As plenárias dessas regionais referendaram 350 delegados que representaram seus municípios na conferência estadual. Maceió, Arapiraca e Paripueira também realizaram as suas conferências.
A conferência estadual serviu de preparatória para a III Conferência Nacional do Esporte - convocada pelo Ministério do Esporte, que tem como tema o ?Plano Decenal de Esporte e Lazer - 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais?. Durante a conferência estadual foram discutidas e escolhidas as propostas de ações e metas para a área do esporte no Estado. Ao final dos trabalhos foram eleitos os 25 delegados e suplentes que vão representar Alagoas na III Conferência Nacional do Esporte, em Brasília.
A delegação alagoana ficou composta de 06 delegados por Maceió; 03 por Arapiraca; 01 por Paripueira; 15 pelas regionais do Litoral Norte (02), Litoral Sul (03), Sertão (04), Vale do Paraíba (04) e Zumbi (02).
O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Luís Antônio Ribas (Catarina), agradeceu as prefeituras municipais pela recepção durante as etapas regionais e as coordenadorias regionais de ensino e de esporte que deram todo o apoio para que essas etapas acontecessem. Ele também destacou a participação e empenho da comissão organizadora e os professores mediadores e relatores
?Para nós gestores o mais importante não vai ser só levar para Brasília as nossas propostas e metas de todas as cinco etapas regionais e de Maceió, Paripueira e Arapiraca. Vamos fazer aqui um diagnóstico dos municípios alagoanos, o que está acontecendo em nosso Estado e os anseios de todos vocês. O mais importante para a gente secretário Rogério Teófilo, será a elaboração de um documento que será entregue ao senhor, que vamos encaminhá-los aos coordenadores para que garantam as políticas públicas para o esporte nos próximos anos?, declarou Catarina.
Ele disse que o esporte precisa de mais orçamento para desenvolver melhor o esporte no Estado, e que a Secretaria Adjunta do Esporte seja separada da Educação. ?Já temos a promessa do governador Teotonio Vilela. Não é que não nos sentimos bem dentro da Secretaria da Educação, mas, porque precisamos ter autonomia e identidade. É isso que nós vamos buscar. É isso que vocês estão buscando?, afirmou o secretário de esporte, contabilizando durante as etapas regionais atingiu-se quase 70% dos municípios presentes nas conferências. ?Isso demonstra o interesse pelo esporte e temos de continuar lutando por isso?, ressaltou.
Andrea Carvalho Alfama, representante do Ministério do Esporte, disse que se sentia em casa porque já morou em alagoas. Segundo ela, essa III Conferência Nacional do Esporte é um compromisso do governo federal com os gestores, atletas e pessoas que pensam o Esporte no País. ?A gente tem que aproveitar esse momento ímpar que o Brasil vive, que será sede de dois grandes eventos do esporte mundial, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Tudo isso é resultado de um trabalho incansável do governo para transformar o esporte em política de estado?, declarou.
A representante do ME explicou que assim como as pessoas discutem Educação, Saúde, a idéia é colocar o Esporte em pauta também e ter como compromisso. ?Porque a gente sabe que o Esporte é um meio poderosíssimo de transformação social. Então, é essa a mensagem que trago do Ministério?, afirmou Andrea, que encerrou sua participação na conferência estadual fazendo uma explanação sobre o Plano Decenal do Esporte.
Comentários