O objetivo é realizar 40 atendimentos de perícia médica
Nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes, a Agência do INSS em Girau do Ponciano, a 151 km de Maceió, vai abrir, exclusivamente, para realizar perícias médicas em 40 segurados que estão com requerimentos de auxílio doença. O atendimento será realizado a partir das 7h, por dois médicos peritos, um daquela unidade e outro da APS Arapiraca. Dessa forma, não haverá atendimento de perícia médica naquela agência na sexta-feira, 23.
A ação tem por objetivo reduzir o Tempo Médio de Espera do Atendimento (TMEA) da perícia médica que estava para o início de maio e, com esse atendimento abriu vagas para este mês. Também irão trabalhar nesse feriado cinco servidores daquela APS e dois estagiários.
Ministério da Previdência recebe prêmio pela criação da Agência Eletrônica
Firjan, FGV e Sebrae/RJ agraciam Previdência na categoria governo pela desburocratização eletrônica
O Ministério da Previdência Social (MPS) recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), o 4º Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, na categoria governo (Governo para Cidadão), do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), FGV Projetos e Sebrae/RJ, pela Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado do Portal da Previdência.
O prêmio foi recebido pelo ministro Carlos Eduardo Gabas das mãos do presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, na sede da federação no Rio de Janeiro.
Gabas disse que o Governo Lula tem incentivado a busca de alternativas tecnológicas para facilitar o atendimento no serviço público e destacou a necessidade do Estado unir esforços para encontrar soluções eletrônicas em favor do cidadão.
A ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, presente à cerimônia, declarou o orgulho de partilhar o momento e elogiou a iniciativa do prêmio em identificar programas que se traduzem em mais humanidade para os brasileiros.
O presidente do Sistema Firjan lembrou que, em todo mundo, o governo eletrônico (e-Government), além de simplificar e aperfeiçoar serviços, elimina exigências burocráticas desnecessárias que oneram o Estado. Para Gouveia, o Brasil já tem papel de destaque nos esforços de usar a internet para facilitar o relacionamento das pessoas com o governo.
O presidente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, disse que o prêmio do Sistema Firjan serve como um motor para incentivar o acesso aos serviços públicos.
Agência Eletrônica - A Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=54) é uma página dentro do Portal da Previdência Social que agrega todos os serviços disponíveis online para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.
Ao todo, são 48 serviços e links informativos cobrindo desde a inscrição de novos segurados até a solicitação de aposentadoria por tempo decontribuição, tudo para desburocratizar o período de relacionamento entre o cidadão e a Previdência Social.
Lançada em novembro de 2008, a agência faz parte dos esforços do MPS de agilizar o atendimento ao segurado e a resposta da instituição às demandas do cidadão. Além dela, existe também a Agência Eletrônica de Serviços ao Empregador, com foco nas empresas e empregadores.
A ideia da agência é diminuir o tempo de atendimento na rede do INSS, já que torna desnecessário o deslocamento para a solução de problemas ou obtenção de informações.
A agência teve, em março de 2010, 1.110.649 visualizações, representando o segundo link mais visitado do Portal da Previdência ? perde apenas para a capa do próprio site, que teve 5.314.740 de visualizações no mesmo período.
Dentre os serviços disponibilizados no link, o Guia da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=258) é o mais visitado, com 742 mil visualizações, seguido do agendamento eletrônico de atendimento (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=433) com 450 mil, o extrato previdenciário (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=763) com 359 mil, o cálculo da aposentadoria (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=380) com 352 mil e o auxílio-doença com 351 mil.
A agência, assim como todo o portal, é acessível para pessoas com deficiência.
INSS orienta trabalhadores no interior do Estado
Atendimento será em Arapiraca, Piranhas e Delmiro Gouveia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza ações educativas na quinta-feira, 22, no SESC Arapiraca; no dia seguinte, 23, em Delmiro Gouveia e nos dois dias em Piranhas. As palestras serão realizadas por servidoras do INSS, integrantes do Programa de Educação Previdenciária (PEP). O objetivo é levar informações sobre contribuições e benefícios previdenciários para os trabalhadores.
No SESC Arapiraca, a partir das 20 horas, as servidoras Grezielly Lourenço e Juliane Bezerra, da Agência da Previdência Social (APS) naquele município, realizam palestra sobre os benefícios previdenciários, principalmente sobre aposentadoria por idade, e assistenciais, para um grupo de idosos.
Em Piranhas, entre 8 e 18 horas, Gicéli Bibiano e Maria do Socorro Furtado, do PEP Maceió, proferem palestras, além de orientar e informar os trabalhadores rurais sobre a inscrição na Previdência Social e os benefícios que podem ter direito. As atividades no município fazem parte do Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora (PNDTR) que será realizado no Projeto de Assentamento Margarida Alves, no Povoado Piau, AL 220, Km 15.
Na cidade de Delmiro Gouveia, entre 8 e 18 horas, Josete Lima, gerente da Agência da Previdência Social naquela cidade presta informação e orientação no Ginásio de Esportes Municipal, durante o Dia da Agricultura Familiar, o evento vai ocorrer na Rua Antônio José da Costa, S/N, Bairro Novo.
O PEP é desenvolvido por servidores do INSS que trabalham nas Gerências Executivas e Agências da Previdência Social. Nas ações os educadores do Programa apresentam um panorama geral dos principais serviços e das novidades da Previdência. Em execução há 10 anos, promove atividades educativas, entre cursos, palestras, orientações e parcerias para ampliar a área de atuação dos educadores e ajuda a focar ações para determinados públicos com os quais há dificuldade de acesso.
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