Será concluída na tarde desta quinta-feira, 15, nas dependências do Village Barra Hotel, na Barra de São Miguel, mais uma etapa de formação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) para técnicos multiplicadores dos municípios e das escolas públicas contempladas com este programa no exercício 2009/2010.
Segundo o gerente de Planejamento da Superintendência de Gerenciamento Institucional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SGI/SEE), Ricardo de Moura Menezes, esta formação está dividida em sete momentos e beneficiará aproximadamente 856 técnicos. ?Estamos tratando sobre a Resolução nº. 03 do FNDE, publicada em 1 abril de 2010, que evidencia novidades em relação a execução dos recursos que foram pactuados no último ano. Trataremos também das novas formas de gerir e executar os recursos do PDE Escola?, destacou.
Ela relatou também que os repasses do PDE Escola são usadas para a melhoria de desempenho acadêmico (mudança dos indicadores educacionais) e a melhoria da qualidade do ensino oferecido (práticas pedagógicas).
Marinalva comentou que, em Taquarana, por exemplo, uma escola do município tem utilizado recursos do PDE Escola para viabiliza um projeto literário para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, superar as dificuldades de leitura e escrita. ?Esta pode ser destaca como uma experiência de sucesso?, frisou.
Ricardo de Moura acrescentou ainda que esta formação serviu também para promover a interrelação entre o PDE Escola e o Programa Geração Saber. ?Enxergamos o PDE Escola como uma importante ferramenta de implementação das políticas educacionais preconizadas no Geração Saber?, assegurou.
Rosário Barbosa, coordenadora da formação e técnica do PDE Escola na SEE, confessou estão participando dessa formação cerca de 80 pessoas. ?Dentre estes, há um por escola e dois por cada secretaria municipal de Educação?, garantiu.
Esta formação possui macrodiretrizes que são o alinhamento do PDE Escola ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Programa Geração Saber e, também, ao Projeto Político Pedagógico das escolas. Já as microprioridades são o fortalecimento dos comitês quanto a universalização do PDE Escola, que está inserido no PAR dos municípios e o PDE enquanto ferramenta de implementação de políticas públicas de educação.
Moura lembrou que a formação é uma parceria da SEE com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL) e as Secretarias Municipais de Educação. ?Estas capacitação está acontecendo também graças ao regime de colaboração entre Estado e seu conjunto de municípios, recomendado no Programa Geração Saber?, esclareceu.
O Plano Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) é um dos programas do Ministério da Educação (MEC) destinado a melhoria da gestão escolar, baseado na disseminação de uma metodologia de planejamento participativo entre as escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) abaixo da média nacional.
Cronograma ? A próxima etapa da formação acontecerá nos dias 19 e 20, também no Village Barra Hotel, onde 116 pessoas da 8ª e 10ª CRE receberão estes conteúdos da formação; nos dias 26 e 27 de abril, no Matsubara Hotel, em Maceió, mais 168 pessoas das 9ª, 11ª, 12ª e 13ª (esta última apenas técnicos municipais da Barra de Santo Antônio e Paripueira); nos dias 28 e 29, também no Matsubara Hotel, outras 108 pessoas da 2ª e 6ª CRE serão atendidas; e, por fim, nos dias 4 e 5 de maio, no Cenfor, mais 62 técnicos estaduais da 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CRE participam desse formação.
Comentários