Base de concreto mal planejada não suportou o peso do reservatório
Por muito pouco, um grave acidente não foi registrado nesta quinta-feira (25), no povoado Pé Leve, zona rural de Limoeiro de Anadia. Uma caixa d?água com cerca de 200 toneladas desabou, provocando um grande susto entre os moradores daquela comunidade, que poderão ficar dias e até semanas sem água, até que a prefeitura encontre uma solução, mesmo que de forma paliativa, para amenizar o problema.
No ano passado, assim que assumiu o cargo, o prefeito Marlan Ferreira levou dois engenheiros até o local para avaliar as condições da caixa d?água. Após uma análise técnica, foi constatado que a base do reservatório, apesar de ser de concreto, teria sido mal projetada e não possuía estrutura para sustentar a caixa totalmente cheia, ou seja, com seus 200 mil litros. A ordem foi para que, a partir daquele momento, o reservatório passasse a operar com 50% de sua capacidade, mas, nem dessa forma o desabamento foi evitado.
O prefeito Marlan Ferreira, após tomar conhecimento do incidente, foi até o local e conversou com os moradores, garantindo que a Prefeitura irá tomar providências urgentes para reestabelecer o abastecimento na comunidade e atribuiu a responsabilidade do fato à administração anterior, responsável pela edificação da obra. ?A Prefeitura de Limoeiro irá tomar todas as providências para que a população não fique sem água por muito tempo. Esse é mais um reflexo dos erros cometidos pela administração passada?, frisou.
A água que abastece o povoado vem de poços artesianos. A Prefeitura disse que enquanto o novo reservatório não for construído, irá adquirir caixas d?água de menor porte para atender a população.
Comentários