Conheça dicas importantes para economizar combustível.

Opinião

Colaboração: Roberval Noia

Foi auditado um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), no RJ. Foi um procedimento para levantamento do  acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus  murchos, etc. O carro de testes foi um Uno Fire. Seguem os resultados:  

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por  unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam  sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.  
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído
O  filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro  carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%  

Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em  dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e  desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é  ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%  

Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a  pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a  avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem  gente que  roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas  abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o  resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como  referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas  janelas
totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro  com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro  que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados.  Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas,  ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de  consumo: 10,80%

Tudo junto
Esse teste foi feito por  curiosidade, não fazia parte do experimento.
Primeiro rodei sozinho pelo  CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na  bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de  volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e  abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo  mesmo circuito.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

É  isso aí! Agora. o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11,  já pode fazer sua avaliação.
Alex Noronha da Silva
Volkswagen Caminhões e Ônibus

Ricardo  Rios Simões
PETROBRAS - Gás e Energia

Comentários