Mulheres que passaram pelo câncer de mama tomarão as ruas de Maceió no dia 16 de agosto. A 1ª Caminhada das Vitoriosas - Nordeste tem como protagonistas as mulheres que superaram o câncer de mama e reúne, também, seus amigos e familiares, além de profissionais da saúde e da comunidade em geral. Iniciará às 10h, com concentração a partir das 9h no Alagoinha. A chegada será no Posto 7.
A Caminhada, uma realização da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) com a colaboração local da RFCC-AL (Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas), tem como objetivo alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura.
A Caminhada das Vitoriosas é realizada há seis anos em Porto Alegre pelo IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), instituição que preside a FEMAMA. A Federação acredita que este é o momento de levar tal experiência de mobilização social para os demais estados representados por ela, sendo Alagoas o primeiro a receber o evento. No estado, a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, instituição associada à FEMAMA, está viabilizando a realização da Caminhada através do trabalho de suas voluntárias.
Para participar ? A Caminhada das Vitoriosas é aberta à comunidade. Além das mulheres que passaram pela doença, o evento reúne, também, familiares, amigos, profissionais da saúde e pessoas solidárias com a causa. Para contribuir com a causa e ganhar uma camiseta da Caminhada, basta doar R$ 5,00. Os interessados devem entrar em contato com a RFCC-AL, pelo telefone 82 2123-6228. Mais informações estão disponíveis no site www.mulherconsciente.com.br.
Números da doença ? Um novo caso de câncer de mama é diagnosticado a cada 24 segundos no mundo, de acordo com a ONG americana Susan G. Komen for the Cure. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença. Mais da metade dos casos acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. O INCA estima que este ano 49.900 mulheres vão ter câncer de mama no Brasil.
Legislação - No dia 29 de abril de 2009, entrou em vigor a lei 11.664/2008, que garante a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e do colo do útero, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A lei garante o acesso à mamografia a partir de 40 anos e ao exame citopatológico de colo uterino a todas que já tenham iniciado sua vida sexual.
FEMAMA ? A FEMAMA foi fundada em 22 de julho de 2006 na cidade de São Paulo, como uma associação civil sem fins econômicos, para influenciar a formulação da política pública nacional na saúde e campos afins, assim como para gerar a garantia da universalidade, integralidade e equidade na atenção à saúde da mama, no contexto da saúde integral e dos direitos plenos das mulheres brasileiras. Atualmente está presente em 17 estados brasileiros através das 34 ONG?s associadas.
PARCEIROS - A 1° Caminhada das Vitoriosas ? Nordeste, realizada pela FEMAMA, recebe apoio da Novartis Oncologia e colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Sococo.
Agenda Completa
16/08, em Macei (AL): 1ª Caminhada das Vitoriosas
09h ? Concentração - Alagoinha
10h ? Início - Alagoinha
11h ? Término ? Posto 07
Para participar: Camisetas R$ 5,00
Mais informações: barbara.fernandes@ogilvy.com
Theodomiro Jr.
Jornalista | Assessoria de Comunicação
Tel.: (82) 2123.6211 / 9993-5540
www.santacasademaceio.com.br
Vitoriosas do câncer de mama vão às ruas em Maceió
SaúdeTheodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió 11/08/2009 - 10h 00min Divulgação
Comentários