VOCÊ NÃO TEM UMA ALMA, MAS UM CORPO

Pe. José Neto de França

Quase sempre quando se fala em corpo e alma, o corpo é destacado como sendo o mais importante entre essas duas principais dimensões da vida humana/temporal. Ele é importante sim, mas somente para que sua alma permaneça no tempo/espaço.

Desejado, ou não por um casal humano – exclusivamente um homem e uma mulher – quando o espermatozoide se une ao óvulo, uma vida temporal é formada. A alma dada por Deus e a matéria (corpo) dada pelo humano faz surgir um minúsculo ser que, ao longo do tempo vai se modificando. No início naturalmente de acordo com a fisiologia humana – da mãe -, transformando-o em uma criança. Depois, pela forma como essa criança vai sendo cuidada, pelos seus responsáveis. Mais tarde, nas diversas fases – pré-adolescência, adolescência, juventude, adulta... – a própria pessoa, sabedora de muitas das suas particularidades, suas aptidões diversas, entre elas a liberdade e o poder de escolha, pela sua vontade e capacidade de administrar sua vida humana/temporal, assume torna-se “tutora” dessa veste – o corpo físico.

Vê-se, portanto, que o corpo físico/temporal não passa de uma veste que ao longo do tempo vai sendo transformado e, também, desgastando-se até chegar o dia que não servirá mais de abrigo para aquela que lhe permitiu ter vida. Esse dia poderá ser no final natural do homem ou ainda pode ser antecipado pela falta de zelo que não se teve sobre ele. Também por algum fator alheio a sua “dona”, a alma.

Se a “dona” desse corpo – a alma – quiser que ele seja saudável, tem que exercitá-lo, alimentá-lo adequadamente com alimentos saudáveis e por quer não com uma alma (espírito), também saudável... Como diz um velho ditado, “mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são).

É certo que fatores externos a vontade do homem também exerce influência sobre sua alma e seu corpo. Mas, em última análise, o homem é quem decide sobre seu presente, seu futuro e sua eternidade. E isso diz respeito a tudo que envolva o seu ser.

Assim, uma vez que a alma é quem dá vida ao corpo, pode-se afirmar que nós não temos uma alma, mas um corpo.

Não se esqueça: a alma vive sem o corpo, mas o corpo não vive sem a alma...

O que você diz sobre isso?

Enigmas da vida!!!

[Pe. José Neto de França]

Comentários