Quando acordamos ao amanhecer percebemos como o mundo é perfeito e como ele proporciona a humanidade a cada dia viver e criar.
O ser humano é um ser dotado de muita capacidade. Dono de uma inteligência inigualável tendo o livre arbítrio para decidir como utilizá-la.
Sei que encontramos muitas pessoas que não acreditam mais na vida, nem nas pessoas e muito menos em um mundo melhor.
Esse pessimismo é devido ao que vemos no cotidiano por parte da negatividade escolhida pelas pessoas nesse mundo. Mas, prefiro concentrar o foco nas pessoas boas, nas boas iniciativas e no otimismo de crer que o mundo caminhará dentro do seu equilíbrio de maldade e bondade.
“O bem sempre vence”, esse jargão é verdadeiro, se não fosse não veríamos famílias gerando filhos acreditando que serão uma geração do bem vivendo em um mundo melhor. Ninguém dá uma pedra quando um filho lhe pede um pão, acentua o texto bíblico. Os pais, creio que em sua maioria, querem contribuir para um mundo melhor onde seus filhos possam ser felizes.
Dentro dessa busca por um mundo melhor, presenciamos as grandes inovações para salvar a humanidade. Quando nos deparamos com as catástrofes ambientais, nos apavoramos diante de tamanha grandeza devastadora e logo pensamos: e o futuro como será?
A humanidade que destrói a natureza e o meio ambiente é a mesma que está em busca de salvação para a natureza e conseqüentemente para a humanidade, pois somos parte da natureza, mesmo esquecendo-se disso às vezes.
Acompanhei uma entrevista de jovens engenheiros que projetam a construção de cidades flutuantes para combater as inundações que serão causadas pelo aumento das águas dos oceanos, outro está projetando as fazendas urbanas, para sanar a escassez de alimentos caso a agricultura rural seja afetada. Existem já as energias alternativas eólica, solar, etc., também podemos presenciar os protótipos de carros elétricos, prédios com iluminação e ventilação natural, bairros ecologicamente corretos, etc.
São inúmeras as inovações cientificas, tecnológicas, dentre outras, mas também cabe a cada pessoa contribuir para essa melhoria do mundo. Com gestos simples que se tornam grandiosos diante da imensidão de sua necessidade e transformação.
Diminuir a produção de lixo, diminuir o consumo de sacolas plásticas, armazenado em casa o lixo em um saco plástico grande para ser colocado fora apenas uma vez por semana, pelo menos reduz o uso de muitas sacolas, ou fazer sacolas de papel e colocar nos lixeirinhos, separar o lixo úmido do lixo seco para facilitar o trabalho dos catadores, etc.
Bem como, erradicar com a maldade nos relacionamentos, diminuir a concorrência, afogar o desejo de querer ‘derrubar’ o outro no ambiente de trabalho, torcer pela derrota do outro, deixar de sentir inveja quando o outro atinge seu sacrificado sucesso.
Amar mais, odiar menos, não é ilusão é solução, ter um vínculo religioso, espiritual, ser bom á mais vantajoso que ser mal. A maldade não traz apenas o sofrimento para os outros, maltrata também quem faz.
Eu creio em um mundo melhor, em uma humanidade sadia que vai lutar para se salvar. Tenho consciência de toda a problemática, mas ser mais uma pessimista não contribuirá para a mudança.
Comentários