DETALHES

Luciene Amaral da Silva

Todos os dias passo defronte a praça da matriz de senhora Santana, com mais de dez anos, em média de duas a quatro vezes por dia e como sempre ando atrasada, pra deixar filha na escola, para resolver coisas antes de iniciar o trabalho e para ir trabalhar, nunca a percebi.

Não tinha tempo de olhar para o “céu”, não dava para ver os detalhes, aqueles que fazem a diferença e compõem a essência da vida, parece que nunca reparamos nos detalhes, deve ser por isso que vivemos procurando ora o sentindo da vida, ora a felicidade e não vamos encontrar enquanto não olharmos para o “céu”, para vermos os detalhes.

No entanto, ela não desistiu de mim, tentou de diversas formas chamarem minha atenção, primeiro deixou suas flores amarelas caírem ao chão, depois derrubou todas as suas folhas cobrindo de verde a calçada por onde passava, diziam que era um ciclo “normal”, mas eu sabia que ela queria que eu a notasse.

Até que um dia, próximo do meio dia, o trânsito estava bem lento ao nas proximidades da praça, então um carro enorme parado próximo a praça despertava a atenção de todos que passavam por perto, estavam podando a grandiosa árvore frondosa da praça da matriz e assim ela conseguiu minha atenção.

E olhei para o céu, como ela era gigante, imponente reinando em meio ao agitado comércio da cidade, precisou perder parte de si para que eu pudesse ver sua majestade em meio aos minúsculos humanos que precisam aprender o que é ser humano.

Que árvore grandiosa, ela não so despertou minha atenção, como me vez ver que precisou dez anos para reparar para quem de fato a vida existe, para a natureza e nós como parte dela, somos os únicos seres que não sabemos viver.

Repare nos detalhes, as vezes eles estão a décadas tentando fazer com que você realmente veja o que é importante e pelo que vale a pena viver, se não vamos passar a vida toda procurando algo que está do nosso lado desde o dia que nascemos.

Quando se procura no lugar errado nos encontraremos com a decepção, a frustração e que não sabe o que deve procurar nunca vai encontrar aquilo que lhe pertence. Olhe os detalhes, não se perca, cuide de sim, veja o que te faz bem e agarre-se a isso. A saúde corporal está mais ligada a saúde emocional que possamos imaginar. Coração feliz não morre, descansa.

Comentários