Sofrer se tornou algo inerente ao ser humano, pois sofrer é humano, não é sobrenatural, é algo que veio conosco e nos seguirá durante nossa vida.
Não é bom sofrer, mas muitas vezes ele se torna necessário para que possamos ver como estamos levando nossas vidas e como devemos fazer para melhorar.
O sofrimento muitas vezes não é algo construindo, em certos casos se torna algo ocasional, vindos por terceiros, mas que possui o mesmo impacto.
Não é bom sofrer. Doi, tortura, amarga ou dociliza a pessoa, a torna mais agradável, ou mais agressiva. Sofrer todos nós sofremos, de intensidades diferentes e por períodos diferentes, a diferença está em como reagimos diante das situações de sofrimento.
Só temos duas escolhas diante do sofrimento: ou guardar nossa vida no ármario e só tirá-la de lá quando acabar o sofrimento, ou viver mesmo em meio a tanto sofrimento enfrentando as dificuldades e buscando o melhor da vida.
Perceber no que devemos melhorar depois de passar por situações conflituosas de sofrimento deve ser o ponto principal para que cada ser humano possa se firmar a ponto de evoluir.
O sofrimento não aparece simplesmente para nos mal tratar, mas ele surge devido certas circusntâncias, momentos, ou fatalidades para nos testar, provar, nos ver evoluir, nos fazer sentir a humanidade que temos e que somos.
Surge como fonte de despetar de valores adormecidos. Nos convida a sermos solidários, companheiros, fieis, menos egoístas, nos apela a olhar o outro e perceber que se hoje é ele quem sofre nada impede de amanhã sejamos nós.
Não é malévolo, é humano. Superar o sofrimento, deve ser a meta de cada pessoa. Para poder superar o sofrimento se faz necessário descobrir em nós mesmos uma grande força que só é ativada quando é convocada. Uma força tamanha de ser inimaginada. Uma força que nos mantem vivos apesar de tudo.
Uma força que nos faz continuar, ir mais adiante, viver mais quando achávamos que não conseguiríamos viver, sonhar quando achávamos que não dava mais, ter esperança quando não sabíamos mais o que esperar, ser humano quando pensávamos que já estávamos virando zumbis, sem alma e sem vida.
Sofrer é muito ruim, mas pode ser superado. Nada é eterno, nem o bem nem o mal, o sofrer também não é eterno, muitas pessoas passaram, passam ou vão passar, mas superam.
Muito amor, companheirismo, perseverança, mesmo quando não nos queiram mais por perto, deve ser a bandeira para ajudar o outro a superar e muita fé.
Não vi vitória humana sem fé. A fé nos faz ver o que o humano não permite, ela nos leva onde o inimaginável não deixaria ir, a fé alimenta a alma, ajuda os olhos a chorar e depois trasmitir um sorriso, a fé nos anima, nos faz fortes e nos faz passar para o outro uma força que não teríamos sem ela.
Se sofrer é humano, superar o sofrimento é divino.
Comentários