ZAPORIZHZHIA E O POÇO DOS HOMENS.

Fábio Campos

A cidade ucraniana, vítima de bombardeios pela guerra, citada nos jornais televisivos ficou martelando na minha cabeça. Palavras desse porte me conquistam. Caro leitor e leitora, poderia dar imaginação à suas asas e plasmar a cena: uma criança andando pela rua vê algo que a atrai: pode ser o algodão doce do vendedor, um saco de pipoca, um cata-vento, uma pipa no céu, ou um cãozinho correndo pelo canteiro da praça. A criança fica hipnotizada, por qualquer dessas coisas. Assim sou eu com a palavra. Enamorado balbuciando-a a todo tempo. Fui à busca então.

“ZAPORIZHZHIA Até 1921 a cidade tinha o nome de Alexandrovsk devido a uma fortaleza (Alexandroviskaia Krepost em russo) que fazia parte do império russo. Em 1921 o nome da cidade mudou para o ucraniano “Zaporijjia” (em russo: zaporaje). O nome “Zaporijjia” refere-se literalmente, a posição da cidade, localizada além das corredeiras, a jusante, ou ao sul das corredeiras do rio Dniepre, um grande impedimento à navegação no passado. Em 1932, as corredeiras do rio Dniepre foram inundadas para se tornar parte do reservatório da estação Hidréletrica de Dniepre. Fonte: pt.wikipedia.org”

Já que está dentro... Isso mesmo, já que estamos com a mão na massa vamos aos significados de “Crimeia” e “Kiev”

CRIMEIA E KIEV “O nome Crimeia provém do nome da cidade de “Qirim (atual Stary Krym). O nome “Krim” portanto remonta ao termo tártaro que designa “estepe” ou “monte”, que vem do antigo turcomano e turcomano médio: “Topo de montanha”, “Cordilheira”, “estepe”, “deserto”, “Chão plano”. “Krym é a forma russa do otomano “Qirim”

“Kiev, capital da Ucrânia, uma das cidades mais antigas, populosas e importantes da Europa Oriental. Foi fundada no século V pelos eslavos orientais. A lenda de “Kyi, Schek e Khoryv" fala de uma família fundadora da cidade composta por eslavos “Kyi” o mais velho e líder da tribo, seus irmãos “Schek” e Khoryv, e também sua irmã “Lybid” que fundaram a cidade. “Kiev” é traduzido como “aquilo que é pertencente a Kyi”. Fonte: wikipedia.org

Como vimos à cidade de Zaporijia na Ucrânia, muito tem a ver com nossa cidade Santana do Ipanema. Assim como nós temos o rio Ipanema cortando a cidade, se alargando no poço do juá, para logo em seguida se estreitar no Poço dos Homens. Também lá existe um rio que é largo em determinado ponto e vai ficando estreito a ponto de ser chamado de “Boca do lobo” o local que daria origem ao nome da cidade “Zaporijia”.

CONJUGAÇÃO VERBAL Recentemente vi nas redes sociais (whatsapp) em um grupo católico uma oração que usava os seguintes verbos: “Consolais-me, Alentais-me, inclinais-me, ensinais-me, reconciliais-me”. Confesso, achei estranho, não soava legal. Fui investigar, no site: conjucaoverbal.com.br. Emitirei definição própria, a qual eu já desconfiava de algo errado na conjugação: O verbo pluralizado nunca é usado para as três primeiras pessoas: eu, tu ele. Geralmente se refere as três últimas que são no plural: nós vós, eles. Então, para ficar correto o autor da oração deveria usar a partícula pronominal no plural: “consolai-nos, alentai-nos, inclinai-nos, ensinai-nos, reconciliai-nos.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
Frases Traduzidas Direto do Inglês pra o Nordestinês
WHAT THE HELL IS THAT? = DIABÉISSO?
I’M FULL! = TÔ CUM BUCHO CHÊI!
I’M LIVING = VOU CAPAR O GATO!
DON’T BE SILL Y. = DEIXE DE SER BESTA!
LET’S GO. FELLOWS! = RUMBORA NEGADA!
VERY FAR AWAY! = NA CASADUCARAI!
TAKE IS EASY! = SE AVEXE NÃO!
VERY GOOD! = DANADO DE BOM!
WANT FOR ME! = PERAINDA!
SON OF BETCH! = FÍ DUMA ÉGUA!

Fabio Campos, 22 de Outubro de 2022.

Comentários