Confesso que também dei imaginação as minhas asas. E pensei que este profissional bem que podia ser uma espécie de consertador de correligionários do Partido dos Trabalhadores. Um juiz como o doutor Sérgio Moro, no meu imaginário, apareceu como um ótimo ortoptista. Atarefado tentando dar conserto a uma meia dúzia deles. Mas a realidade é bem outra.
“Ortoptista = Profissional que trata de distúrbios da visão sensorial e motora. O que é? O ortoptista é o profissional da ortóptica que é um ramo auxiliar da Oftalmologia que trata de distúrbios da visão sensorial e motora. O ortoptista procura corrigir as anomalias da visão sem recorrer à cirurgia, utilizando-se de métodos de fisioterapia ocular, de exercícios, de equipamentos e ferramentas de estimulação sensorial, com lentes prismáticas e filtros. Qual a formação necessária? Para ser um ortoptista é necessária graduação em curso de nível superior de Ortóptica.
Principais Atividades: Conhecer o paciente, realizar a consulta e diagnosticar o problema questionar o paciente sobre sua rotina e seus hábitos, para diagnosticar a raiz do problema, ou agravantes realizar exames com equipamentos adequados para determinar o tipo e a amplitude do distúrbio detectado (...) aplicar técnicas, tratamentos de fisioterapia ocular, exercícios para tonificar a musculatura etc. Submeter o paciente a equipamentos de alta precisão que possam verificar a eficácia do tratamento e encaminhar o paciente à outras especialidades oculares se necessário (...) realizar trabalho de readaptação da morada, da locomoção e da vida profissional de um deficiente visual. Fonte: brasilprofissoes.com.br”
Mas. E por que o dia 18 de outubro é dedicado ao médico?
“O dia do médico será lembrado na noite de hoje (18) em um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor receberá uma iluminação especial na cor verde que historicamente simboliza a medicina, a partir das 20h. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Em diversos países no mundo, inclusive aqui no Brasil, é celebrado no dia 18 de outubro o “Dia dos Médicos” data que foi escolhida por ser um dia consagrado pela Igreja cristã em referência ao discípulo São Lucas. Acredita-se que Lucas teria estudado medicina em Antioquia, cidade naquela época considerada um centro importantíssimo para a civilização helênica na Ásia Menor, território que hoje pertence à Síria. Dentre as escrituras referenciadas a Lucas a mais conhecida é a “Epístola aos Colossenses”. São Paulo, um grande amigo de São Lucas refere-se a ele como “Lucas, o amado médico”. Fonte: digitalmed.com.br”
Palavra da vez pra descobrir a origem = EPÍSTOLA. Curioso? Vamos lá:
“EPÍSTOLA É sinônimo exato de carta. Vem do Latim “epistola” e Grego “epístola”, “carta””, “mensagem” do verbo epistellein “madar, enviar”, formado por “epi” = “a” ou “para”; mais “stellein” “enviar”. Fonte: origemdapalavra.com.br”
Um vício de linguagem muito presente em nossa vida linguística é o PLEONASMOS que é caracterizado pela redundância. Pela superabundância de expressões tais como:
“Há muitos anos ATRÁS; um amigo PESSOAL; Meus EFUSIVOS Parabéns!; Foram TODOS unânimes; Fez um panorama GERAL; estabelecer um elo DE LIGAÇÃO; Almirante DA MARINHA; General DO EXÉRCITO; Brigadeiro DA AERONÁUTICA.
Muitos de nós, na condição de orador, escritores, educadores, magistrados, políticos e religiosos, até podemos cometer tais deslizes. É claro, guardada as devidas proporções, (olha ele aí! Em, “devidas”) esse vício de linguagem empresta até certa beleza e peculiaridade ao discurso. No entanto o exagero denota desleixo, e falta de conhecimento a respeito.
Piada de médicos, as que encontrei, são muito sem graça. Então essa da língua está bem melhor pra encerrar:
“Joãozinho está com uma dúvida, daí resolve perguntar pro Zezinho:
-Ei! Me diga uma coisa...
-Êpa! O correto é “Diga-me!” uma coisa...
-Tá bem, Me desculpe...
Ãh! Ãh!O correto é “Desculpe-me!”
-Ora! Dane-se!...
-Agora, acertou.”
Fabio Campos, 18 de outubro de 2016.
Comentários