VOCÊ JÁ ESPIRROU EM INGLÊS!

Fábio Campos

Lá estávamos, em pleno isolamento social, eu e meus netos: Thômas [9 anos], e Dominic [um ano e meio]. Thômas aproximou-se e: “Vô posso fazer um teste com o senhor?” Sim! Claro! Respondi. O menino, descobriu, com seu aparelho celular, um teste que mede a capacidade auditiva de humanos! Era em inglês! Topei o desafio. O título do teste era: “Pais, não podem ouvir esse som.”
Submetido que fui ao teste, simplesmente não consegui ouvir, o som produzido pelo aparelho. Fui em busca de informação. Pra saber do que se tratava.

“Com o passar dos anos, nossos ouvidos perdem naturalmente a capacidade de ouvir determinados sons por conta do desgaste das células internas. Sabia que seus ouvidos podem ser mais jovens ou mais velhos que você? Isso é determinado pela capacidade de “sentirem” sons de alta frequência. Com o passar dos anos, nossos ouvidos perdem naturalmente a capacidade de ouvi-los por conta de desgaste dos cílios presentes no interior do ouvido. Porém, se o indivíduo se expõe a ruídos altos com frequência, esse desgaste se acentua, o que causa o envelhecimento precoce do sistema auditivo.
Para descobrir a idade de seu ouvido, assista ao vídeo “How Old Are Your Ears? (Hearing test)”
Faça esse teste simples, usando fone de ouvido. Confira os resultados. Fonte: ceong.com.br”

O teste contido no site à cima, não é o mesmo que fiz com meu neto Thômas. No site, brasilescola.uol.com.br tem uma matéria extensa, bastante interessante sobre som. Achei importante dividir com você leitor, que, assim como eu, por acaso não sabia, existe uma escala chamada de Bell, inventada pelo renomado inventor do telefone Alexander Grahan Bell (1847-1922). Ela indica que “os seres humanos são capazes de ouvir sons, tão somente que se estendam entre as frequências de 20 Hz e 20.000 Hz. Uma tabela comparativa diz que, morcegos gatos e cães, respectivamente, possuem capacidade auditiva muito grande para infrassons. Enquanto que baleias, golfinhos e tubarões captam melhor os ultrassons. Infrassom são sons de baixa frequência. O contrário disso é o Ultrassom, sons de altíssima frequência, que deram origem ao exame médico: ecografia ou ultrassonografia."

CURIOSIDADE DO MUNDO ANIMAL: Você sabia que, gatos brancos de olhos azuis são, na maioria, surdos? E que um tubarão consegue ouvir um peixe nadando entre 250 a 600 metros de distância dele? Seria verdade, que pessoas das orelhas grandes viveriam muitos anos? Não. Isso é mito. O que ocorre é que, com o avanço da idade, o tecido cartilaginoso aumenta, em detrimento da redução do tecido ósseo. É verdade que criar cágados em casa, melhora os problemas de pessoas com asma? Não há comprovação científica sobre isso. Também é mito, crendice popular.

Através do aplicativo YouTube, eu e meus netos assistimos a vários desenhos animados. Entre estes “Os Pequerruchos”, cujo tema principal são as cantigas de ninar, brincadeiras de roda e outros jogos mais. Achei muito interessante vídeos infantis dublados para o inglês e o espanhol. Ótima oportunidade de aprendizagem. Por exemplo, que em inglês PEQUERRUCHOS significa: CUTE ONES, e em Espanhol: EL PEQUEÑTOS. Observei que as onomatopeias, os barulhos, os sons produzidos em português variam ao serem traduzidos. Por exemplo, o “Bi Bi Bi” da buzina do ônibus, em inglês vira “Bee, Bee, Bee”. O: “Uá Uá Uá” de uma criança chorando vira: “Waa, Waa, Waa”. Pensei: E o nosso brasileiríssimo ATCHIM? Com se espirra nos States? Como trata-se de uma Onomatopeia, em inglês se diz: “Achoo!” e “Atishoo!”. A resposta que damos: “Saúde.” Em inglês se diz: (God) Bless you! Já o anão da fábula de Branca de Neve se chama: “Sneezy”.Fonte: Google.com.br"

BUTANTAN ou BUTANTÃ? Ainda jovem ouvi pela primeira vez sobre o Instituto Butantan. Numa figurinha de álbum [tão em voga na década de 70] que remetia a retirada de veneno de cobras. Associei o nome a cobras. Vários sites abordam o tema. Resumindo: Butantan é o Instituto que trabalha com a fabricação de vacinas [desde 21 de fevereiro de 1901]. Butantã, do Tupi-guarani, é a grafia correta, e tem duas origens: “Terra socada e muito dura; “Lugar de vento forte” Fonte: Google.com.br”

O QUE É CAPITÓLIO? “A palavra vem do Latim: “Capitolium” nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter o pai dos deuses entre os romanos. O termo “Capitolium” por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa “cabeça”, “topo”. Capitólio Americano (em inglês: United States Capitol) é o prédio que serve como centro legislativo. Ali funcionam: o Congresso e o Senado Americano. Fonte: google e Wikipédia.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

BIOLOGIA NO ENEM:
“Qual a vantagem da Reprodução Sexuada sobre a Assexuada?
Resposta: Os orgasmos."

MEUS NETOS:
Thômas veio me contar que Aika, havia caído, e se machucou.
Em que parte se machucou? Perguntei.
-No queixo do braço!
[Tinha sido no cotovelo!]

BODE GAIATO
-Oxente, Junin! Já em casa?
-A professora de Inglês me expulsou...
-Como assim?
-Ela disse: SOMEBODY!

Fabio Campos, 17 de janeiro de 2021.

Comentários