TRÊS POTES OU TRÊS COCOS?

Fábio Campos

Na culminância do projeto Escritores Alagoanos, ocorrido mês passado, na escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva. A professora da Língua Portuguesa Maria Elbanete Moreira, uma das organizadoras, convidou o escritor [membro da ASLCA – Academia Santanense de Letras Cultura e Artes], professor e historiador Marcello Fausto, a proferir palestra sobre os “200 anos de Alagoas”.

Na sua elocução nosso ditoso amigo apresentou as riquezas de nossa Alagoas.Entre estas, os nossos folguedos. Segundo pesquisa afirmou: temos mais de 10 folguedos autenticamente alagoanos: Coco de Roda de dona Ilda Ferreira de Chã de Bebedouro; Chegança de Ivanilson Monteiro; Caboclinhas de Passo de Camaragibe; Pastoril de Santa Luzia do Norte; Dança de São Gonçalo de Água Branca; Reisado de Viçosa; Marujada do Pontal da Barra; vários Guerreiros: do mestre José Jorge, de Juvenal e de Venâncio. Conforme pesquisei no site: alagoas200anos.com.br

E versos do nosso Coco de Roda veio-me melodizar os pensamentos:

"3 coco siricora miudinha
3 coco siricora miudá
Cabra danado da cabeça de escapole
Tua venta dá um fole
Pro ferreiro trabaiá...
Fonte: Aparições-literarias.blogspot.com.br”

Daí, resolvi pesquisar o significado de: "Cabeça de escapole" e “Sirigora” que era, até então, como eu concebia a palavra da velha composição [na verdade “Siricora”].

Interessante que encontrei no Google.com.br uma crônica minha datada de 2011 intitulada “QUE TIME É TEU?” publicada aqui neste Portal, Maltanet.com.br Isso porque nela cito esses versos do folguedo alagoano.

Significado da expressão: “Cabeça de Escapole”: Pessoa que não consegue fazer nada certo, não guarda nada do que lhe é ensinado. Fonte: dicionarioinformal.com.br/by Queiroz-PA-2014”

“Saracura do mato ave da família Rallidae, cujo nome científico: Aramides saracura. Também conhecida como siricoia [siricora], saracura, e saracura-do-brejo. Espécie presente no sul e sudeste do Brasil, Paraguai, Argentina e a Província de Missiones. Habita mata fechada, regiões alagadas, margens de rios ou lagos, pântanos e florestas de terrenos acidentados. Fonte: casadospassaros.net”

O site YouTube disponibiliza vídeo da ave “Siricora”, ou "Saracura”, realizando seu canto. Interessante é, que neste site a ave é também chamada de “Três Potes”. Ao ouvir o canto se descobre porque. É igual a história do Guiné [galinha D’Angola] cujo canto ‘traduzido” pro português é: “Tô fraco! Tô fraco!”

E o horário de Verão? Todo ano o mesmo lenga-lenga. Não faltaram os humoristas de plantão do watsapp, a satirizarem este desenxabido recurso do governo, a querer “tapar o sol com a peneira” dizendo que por conta dele há significantes reflexos na economia.

Um Poeta/repentista [Anônimo] de chapéu de couro e tudo. Aproveitou e declamou pra gente, sobre o tal horário de verão: da hora velha, e da hora nova:

“(...)Esse horário desgraçado
Não deixa ninguém em paz
Uns chega cedo demais
Outros chega atrasado
E assim a madeira deita
Se tem uns cabra que aceita
Tem outros que desaprova
Pra você ter uma ideia
Quando dá Uma na ‘Véia’
Já tem dado Duas na Nova.”

Fabio Campos, 14 de outubro de 2017.

Comentários