Mês de agosto é mês de recomeço. Recomeçam as aulas, recomeçam as atividades parlamentares. Retomamos a rotina após um pequeno recesso em julho. Renovam-se as esperanças por dias melhores. Esperança de que na área desportiva o Brasil volte a brilhar. Um calendário diversificado acontece neste mês.
No segundo domingo deste mês comemoramos o dia dos pais. Aconselhei meus alunos que se lembrem desta data com carinho. Se não der pra comprar presente, ao menos uma mensagem escrita com palavras sinceras com certeza será muito bem recebida e eternamente reconhecida. O comércio aposta num pequeno aquecimento por conta da data.
Dia onze acontece o dia dos estudantes. A esperança de nossa nação, que está amplamente interligada na internet. Geração que sabe o quer e o que não quer, e que tem plena consciência dos seus direitos. Geração que quer votar, que quer ter oportunidade de ser incluído no mercado de trabalho, ter emprego e renda. Esperam que os gestores cumpram devidamente seu papel de dirigente com visão de futuro, e que realizem concursos públicos, tão amplamente esperados. Vestibular acontecendo nas universidades públicas oportunizando o ingresso ao curso superior, para os que sonham em ir mais longe.
A Praça da Bandeira, “a sala de visitas” de nossa cidade, mais uma vez estará em festa. Viver-se-á entre 13 e 15, o tríduo litúrgico e eucarístico em honra de Nossa Senhora Assunção. Em tempos idos, início da década de 70, a festa ocorria por um novenário inteiro. Com direito a parque armado, com roda gigante, carrossel e os famosos “barcos” do parque de Moacir. Barracas e o Bingo do Holanda, já citado aqui, noutra crônica. Teve ano que até Baile no Tênis Club Santanense ocorreu no encerramento da festa.
Com o advento dos shows em praça pública, e mesmo a interdição de vias públicas para shows particulares, parecia até que iam se enterrar de vez, os saudosos bailes em clubes fechados. Os santanenses felizmente tentam provar o contrário, e realizam com sucesso ainda bailes em clubes fechados. Parabenizamos a iniciativa das diretorias do Tênis Club Santanense, da AABB, de FH produções, Lion Produções, entre outros que perpetuam a tradição.
Guardarei comigo ternas recordações dos últimos bailes da Juventude que participei no Tênis Club Santanense. Reportei-me em lembranças, também a Senador Rui Palmeira, dos tempos que trabalhei e morei lá, final dos anos 90. Numa das festas tradicional do padroeiro Santo Antonio, foi anunciado um baile e mesas foram vendidas antecipadamente para o evento. O baile um sucesso, tudo bem. Alta madrugada e o baile foi dado por encerrado. A multidão dispersando, e eis que uma pessoa se destaca no meio do salão, meu amigo Tonho Neguinho. Lá ia ele com uma mesa do clube na cabeça! O porteiro o interpela:
-Oxente Tonho! Pra onde vai com essa mesa?
-Sai daí otário! Se eu comprei é minha!...
Fabio Campos 04/08/2011 O MOLEQUE TINHA DUAS PROFISSÕES PROFESSOR! Crônica inédita. Breve no fabiosoarescampos.blogspot.com
Comentários