“Mês “meiou”, mês findou.” O velho provérbio criado e amasiado no sertão nordestino, ainda hoje anda na boca dum matuto, ou dum caboclo brejeiro. Creio eu, que o dito popular, pode vir adaptar-se também para o período dum ano: “Ano “meiou”, ano findou.” Fazendo uma analogia do mês que se inicia, deparamo-nos com particularidades bastante interessantes.
Nele comemoram-se o Dia da juventude (09); o Dia Mundial do Rock (13); Dia do Trovador (18); Dia Mundial do Amigo e Dia Internacional da Amizade (20); Dia da Conquista da Lua (21); Dia do Podólogo (22); Dia do Escritor (25); Dia dos Avós (26) e (31) Dia Mundial do Orgasmos(?!...)
Nós santanenses, jubilosos aguardamos com certa ansiedade a chegada deste mês. Por motivos óbvios, nele ocorrem dois momentos ímpares, citados no prognóstico a cima: O Dia da Juventude, a nossa cidade vivenciará este ano, a 54ª Edição da tradicional “Festa da Juventude” uma festa profana; e a do Dia dos Avós, um evento religioso relacionado a comemoração do dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus Cristo. Sendo aqueles padroeiros de nossa cidade.
Dentre a lista das comemorações dentro deste mês, tudo parecia tão normal. Normal até nos depararmos com outras comemorações bastante inusitadas: O Dia do Podólogo e o Dia Mundial do Orgasmos? Fomos em busca de mas informações a respeito de um e de outro evento.
“Podólogo cuida e atua na investigação, prevenção, prognóstico da saúde dos pés, tratando de problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas. Fonte: infojobs.com.br/artigos/podologo.”
Daí foi um pulo para buscarmos mais informações sobre profissões estranhas. Aqui na web há vários sites sobre o assunto. Acredite! Tem profissional pra tudo quanto é gosto: PROVADOR DE CHUPETA DE BEBÊ; PROVADOR DE PRIVADA (Vaso Sanitário); PROVADOR DE RAÇÃO PRA CÃES; TESTADOR DE CAIXÃO DE DEFUNTO; CHEIRADOR DE AXILA (Pra testar marca de desodorante!); LIMPADOR DE LUTADOR DE SUMÔ; MASTURBADOR DE PORCOS (Para coleta de sêmen, claro!); SEXADOR DE AVES (Pra dizer o sexo de aves, profissão, aliás, muito bem paga!)
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Fonte: quiropraxia.org.br”
No Brasil temos algumas profissões bem estapafúrdias: GUARDADOR DE FILAS (Muito comum na hora de comprar ingressos para shows etc.) ORDENHADOR DE VENENO DE COBRA (extraem veneno das presas das cobras -Instituto Butantã-SP); CORRETOR DE ÓVULOS (Intermediário entre vendedores e compradores).
Aqui em Santana do Ipanema tivemos, com mais ênfase no passado: CARREGADOR DE SACO (Estivador); TANGEDOR DE BURRO (Almocreve que vendia de porta em porta água do rio Ipanema); AMOLADOR DE FACA (tesouras, canivetes e serviços de funilaria); LIMPADOR DE FOSSAS (os negros quilombolas do alto da Cajarana eram “experts” neste ofício); VASCULHADOR DE CASA (Sua função era tirar as teias de aranha das telhas das casas); COLETOR DE LAVAGEM (recolhia lavagem de casa em casa); CAPADOR DE GATO E CACHORRO; TRATADOR DE FIMOSE DE MENINO; LAVADEIRA (Lavava roupas de ganho) FAXINEIRA (Apelidadas pejorativamente de piniqueiras) etc.
“Dia 31 de Julho Comemora-se o Dia Mundial do Orgasmo: Esse dia foi informalmente criado na Inglaterra por redes de sex shops, após serem realizadas pesquisas que revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingiam o clímax em suas relações Também para discutir a sexualidade e aumentar as vendas dos produtos deste tipo de estabelecimento.
(...)Curiosidade: A palavra orgasmos vem do grego “orgasmós” que significa “ferver de ardor”. Os jogadores de futebol e os lutadores em geral, são proibidos de manter relações sexuais durante determinado período antes das competições A ausência de sexo os deixa com maior adrenalina, atentos, concentrados. Essa proibição também decorre da fadiga sentida pelo homem após a ejaculação, que é tão grande que os franceses a denominam de “la petite mort” que significa: “A pequena morte” Fonte: lifemen.com.br/dia-do-orgasmo-html”
Pra encerrar umas piadas (sem graça, fazer o que...)
“A mulher e o marido na cama:
Ela: -Tô sentido uma coisa no coração.
O marido apagando a luz: -O que os olhos não vê o coração não sente!”
“Um casal dançando no baile:
Ela: -Tá vendo aquele bêbado? Foi meu noivo, dez anos atrás. Antes de casar-me com você!
-Filho da mãe. Está comemorando até hoje!”
“A mãe chega pra filha:
-Filha! Ontem a noite, da janela ouvi vocês no jardim namorando. Ouvi quando dizia: “Só casando!”
Muito bem! Resista, não se entregue facilmente!
A propósito, como é mesmo o nome do rapaz?
-Zando.”
Fabio Campos, 08 de julho de 2016.
Comentários