QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE O GRAFITE E A GRAFIA?

Fábio Campos

As palavras, quão fascinantes são seus desígnios. Atraem-me principalmente aos que buscam seus misteriosos mundos. Já aventurei pequenos voos rasantes por dentro de algumas de suas nuances. Não eximindo suas fortes tendências neologistas, pendo particularmente a origem de cada uma. De onde veem? Aonde pretendem chegar? Que cartas trazem na manga?

Na berlinda, à crônica de hoje, os termos Grafite e Grafia. Não tão aleatoriamente as busquei. Fomos à caça por dois bons motivos: O trabalho magnífico de meu querido sobrinho Cristiano Suarez (no facebook é só digitar esse nome! E encontra). Ele, é filho do meu irmão Francisco Soares grande locutor, hoje aposentado, que atuou no Parque Lima que por muitos anos abrilhantou as festas de Senhora Sant’Ana. Bem como inspiraram-me, os atuais desenhos estampados nos modernos parques de diversão que atualmente veem abrilhantar as festividades alusivas aos excelsos padroeiros de nossa cidade Senhora Sant’Ana e São Joaquim.

Em primeiro lugar os desenhos do meu sobrinho, são, modéstia à parte, esplêndidas obras de arte. Com traço marcante, e estilo próprio. Aos poucos vão suas obras, se espalhando pelo mundo. O que já rendeu-lhe menção na imprensa midiática, e exposição em feiras internacionais da América e Europa. Acho o seu trabalho semelhante ao grafite.
Acho também que já está mais do que na hora de esclarecer o significado dos termos trazido à baila.

“Surpreende muita gente, saber que grafite não é uma palavra com duas acepções, mas duas palavras diferentes. Uma é Substantivo Feminino. Nos dicionários, “a Grafite” designa o mineral que recheia o lápis; a outra é Substantivo Masculino, “o Grafite” significa desenho ou rabisco em muros ou paredes.

A primeira surgiu antes, em meados do século 19, e veio de Graphit termo técnico criado em 1789 pelo mineralogista alemão A.G. Werner para batizar uma variedade de carbono que, mesmo sendo parente do diamante, tem baixo valor comercial.(...) O grafite, pichação, é um termo do século 20. Embora sua raiz seja mais antiga que a do xará; o italiano “Graffito” que significa pequena inscrição na pedra, em baixo relevo, especialmente feita na antiguidade.
É claro que existe uma base histórica para a coincidência gráfica dos dois grafites. Eles têm um ancestral comum. O grego “gráphos” que significa escrever, gravar. Para criar o neologismo “Graphit”, algo como “Pedra de Escrever’. Werner recorreu a essa matriz, a mesma em que se baseava o italiano “Grafitto’; “Grafitti” no plural, um termo de 1550.

Apenas por curiosidade, registre-se que alguns sábios, mesmo não dizendo que a grafia “Grafite” está errada, preferem a forma “Grafita” para o mineral, usado para escrever. E “Grafito” para a pichação. Naturalmente, como sabe qualquer um que tenha ouvidos para a língua das ruas, trata-se de casos perdidos. Fonte: www.abril/blog-sobre-palavras/grafite”

Mudando de assunto, embora permanecendo no mesmo, o campo fértil das palavras. Surpreendi-me ao ver que, vai não vai, vem à tona a polêmica sobre o termo “RA-TI-BUM” . São muitos os Artigos estampados aqui na web que dão conta a respeito. Lamentamos que do campo religioso tenha florescido, especificamente no protestantismo. Bem ali a polêmica ganhou ênfase.

Não pessoal! Não deixaremos de dizer “RA-TI-BUM” na hora de comemorar os aniversários de nossos entes queridos, por conta de uma interpretação tendenciosa além de equivocada.
E pra encerrar. E não é que achei uns sites de palavras (supostamente) engraçadas (na Língua Portuguesa).
Exemplos de palavras engraçadas (consideradas pelo site 10palavras.com.br): Abricó; Arapuca; Bagulho; Bolofo; Banguela; Beiçola; Bochecha; Caçarola; Cafuné; Cangote; Carapuça; Chinfrim; Chorumela; Dodói; Esculacho; Faniquito; Farofa; Gaiato; Goela; Gogó; Macacão; Marmota; Mingau; Mocotó; Pachola; Pamonha; Peteleco; Pororoca; Quiproquó; Rapapé; Sacripanta; Sopapo; Supimpa; Tanajura; Urucubaca; Zarolho; Zureta.

No mesmo site tem 10 frases (consideradas) Engraçadas(???):

1- “O Dinheiro não é tudo. Não esqueça também o ouro, os diamantes, as propriedades...”
2- “Não é que eu tenha medo de morrer. É que não gostaria de estar lá na hora que acontecer.”
3- “A probabilidade de alguém estar te observando é proporcional à estupidez da sua ação.”
4- “Estou tão azarado que se quiser achar uma agulha no palheiro é só sentar nele.”
5- “É muito triste quando se é rico, bonito e sensual, aí vem o despertador e acaba com tudo.”
6- “Dizem que todo mundo merece uma segunda chance; acho que me daria por satisfeito se me dessem a primeira.”
7- “É melhor duas baratas no chão que uma voando.”
8- “Meu psiquiatra disse que eu era louco. Eu perguntei: Não tem uma segunda opinião? Ele disse: E é feio também.”
9- “Lei da Vida: Quanto mais aniversários você faz, menos presentes você ganha.”
10- “Estou correndo atrás do prejuízo. MAS PARECE QUE ELE É QUENIANO!”


Fabio Campos, 13 de Julho de 2016.

Comentários