QUAL É O NOME DO FILME?

Fábio Campos

“A vida imita a arte, muito mais que a arte imita a vida” A frase atribuída ao grande escritor irlandês Oscar Wilde [1854-1900], nunca esteve tão em voga. Ainda mais se levarmos pro campo da sétima arte: o cinema. Ao acessar o tablóide cibernético MSN, aqui na web, em busca de algo que nos entusiasmasse a compor uma crônica. Eis que, num “insight”! [tradução: intuição; “estalo”]. De estalo mesmo, descobrimos que não apenas uma, mas a maioria das matérias, e reportagens, tinha algo de comum com algum filme. Como diria o apresentador global: Faustão [Fausto Silva] “Passava um filme na cabeça...” Pra cada notícia que era lida. Senão vejamos algumas que destacamos.

“Um homem foi Preso na tarde da última sexta-feira (24.03), em Winchester, no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos. O Departamento de Polícia de Winchester recebeu várias ligações sobre um homem suspeito que andava pelas ruas da cidade com o rosto pintado igual ao do personagem “Coringa” (vilão do filme “Batman”). Jeremy Putman, 31 anos, está detido. Pode parecer brincadeira, mas a intenção de ocultar a identidade, é um ato ilegal naquele estado americano. By revista veja.com/by Teo Cury”.

Como vemos, a notícia parece furo de reportagem tirado da própria “Gotham City”. E mais: a foto que ilustra a notícia é de um cara realmente muito parecido com o vilão da ficção.

“Policial da Guarda Britânica, morto a Facadas, por autor desconhecido, não estava armado. Por quê? O policial Keith Palmer, 48 anos, que fazia parte do corpo de segurança do Parlamento Britânico, na tarde desta quarta-feira (22.03) foi esfaqueado até a morte por um desconhecido.”

Ao ler esta daqui, de imediato, veio-me a mente, a imagem do próprio Sherlock Holmes. Sentado num daqueles restaurantes londrinos, a beira do Tâmisa. Com seu inconfundível cachimbo. Diante do questionamento, do jornal, a pronunciar a célebre frase: “É elementar meu caro Watson!”

“A polícia de Menphis (EUA) afirma, que graças ao “big data”, a incidência de crimes sérios diminuiu 30% sendo que os episódios violentos tiveram uma redução de 15%. Numa determinada área de Richmond, a capital do Estado da Virgínia, a polícia conseguiu uma queda de quase 30% nos crimes violentos e homicídios no período de um ano. O departamento de polícia usa um sistema da IBM para prever os delitos. By jornal “El País” 1 dia atrás.”

Esta daí de cima, lembrou-me filmes como: “Minority Report” – Com Tom Cruise (2002); “Deja Vú“– Com Denzel Washington (2006), e mesmo “O Juiz” – Com Sylvester Stallone (1995). Na verdade, cada um de nós deve ter tido “suas lembranças” particulares, ao lê-la.

“Dois Astronautas – o francês Thomas Pesquet e o americano Shane Kimbrough, caminharam no espaço, nesta sexta-feira (24.93) para realizar trabalhos fora da Estação Espacial Internacional (ISS).”

Lembrou-me “2.001: Uma Odisseia no Espaço” um filme de Stanley Kubrick (1968) este assisti na tela panorâmica do Cine Alvorada [aqui em Santana do Ipanema] no início da década de 70. Também: “Houston: Temos um Problema” – Com Robert Culp (1974) A sinopse: o lançamento do foguete Apolo 13 com tripulação de astronautas com destino a lua.

Como vemos, a ficção está tão presente no nosso dia a dia, tanto quanto a realidade. Mas há também alguns títulos de reportagens que dão motivos para dúbia interpretação. São os famosos trocadilhos. Vejamos e comentemos alguns:

“CHINA VOLTA A COMPRAR CARNE DOS NOSSOS FRIGORÍFICOS.”
Sinceramente: dá pra pensar mesmo, num chinês que foi a esquina comprar carne pra fazer pastéis.

“VENEZUELA: MADURO MANDA PRENDER QUEM FIZER BOLO.”
Essa, verdadeiro enigma: Um leigo, poderia entender: “Vender Bolo vencido na Venezuela dá Cadeia!”

“CHILE ACEITA BOI BRASILEIRO.”
Não seria: Chifre de Boi aceita Brasileiro.”

“PERU VOLTA A LEVAR FRANGO DO BRASIL.”
Aqui, não se sabe ao certo, se se trata de exportação de carne, ou resultado de uma partida de futebol.

P.S. Segundo meu amigo, escritor Silvano Gabriel [membro da Academia Santanense de Letras –ASLCA] em breve, será filmado em Santana do Ipanema um longa metragem intitulado; “Carleandra” protagonizado pela atriz global Mariana Ximenes.

Fabio Campos, 26 de Março de 2017.

Comentários