INRRANHA E CAPIRÔTO [HOJE, são Duas em Uma]

Fábio Campos

A semana que passou foi muito corrida, para todos nós. Em especial os que precisaram ir às urnas, votar. Tive que viajar e não consegui postar a minha crônica da semana passada. Hoje o faço em dose dupla. Este final de semana, um pouco mais calmo está bem a nossa cara de feliz, pelo dia do nordestino. E fui eu, ao longo do caminhar, esbarrar em dois termos bem nordestinos.

INRRANHA. Em toda família, em todo grupo de pessoas, sempre encontraremos uma figura folclórica, aquela que enfeita a vida, e que faz toda a diferença. Na escola estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, onde trabalho, temos algumas dessas personagens. Uma delas é nosso querido Heluciano do Cavaquinho, que figura! No desempenho da função de auxiliar de serviços diversos, esta semana precisou dizer a este cronista seu amigo, que um dos disjuntores de energia elétrica apresentava defeito ao ser acionado, e usou o termo ao qual jamais eu tivera contato, ou ouvido alguém falar. Daí fomos ao Google.

“INRRANHA [Português] vem de INHANHA [Espanhol]: Individuo imbecil; parvo. Variação de “inhanho”, “inhengo”. Etimologia (origem da palavra) do Latim: “ingenuu”. Fonte: dicio.com.br”
Como podemos ver, parece não haver semelhança alguma entre o uso do termo para a referência atribuída. Somente com muita boa vontade poderíamos relacioná-los, se não ao defeito elétrico, ao menos ao momento político que vivemos.

CAPIRÔTO. Este outro, bem mais familiar, a gente vai encontrar bolando de boca em boca, mormente nas rodas de discussão política. Atribuindo-se ao complexo mundo político, um viés mítico e místico.

“Capirôto, gíria comum no Brasil que significa o mesmo que demônio, diabo e satanás. Dependendo do contexto também pode ser usada para referir-se a alguém muito feio, ou extremamente bagunceiro e desobediente. Acredita-se que a origem da gíria “capirôto” seja derivada da palavra “capirote”, termo espanhol usado para referir a um pequeno capuz pontiagudo. Principais sinônimos: capeta, belzebu, tinhoso, cabelo de morcego. Fonte: significados.com.br

COBREIRO. Ficamos sabendo esta semana que um colega nosso professor estaria acometido de doença que o impossibilitava ao trabalho. Apesar da minha formação em Biologia, nunca tinha ouvido falar de tal moléstia. Fomos à busca do significado então.

“Cobreiro é uma doença de pele, cientificamente chamada de Herpes zoster, que surge em pessoas que já tiveram Catapora em algum momento da vida, e que estão passando por situações de muito estresse ou que têm o sistema imune enfraquecido, como acontece durante uma infecção por gripe ou resfriado por exemplo. Isso acontece porque após a Catapora, o vírus pode permanecer no organismo sem causar sintomas, sendo ativado apenas quando há alguma alteração no organismo, resultando no aparecimento de bolhas no tórax ou nas costas, ficando essa região dolorida ou sensível ao toque. Fonte: tuasaude.com”

O CÃO CHUPANDO MANGA [Crônica nº2]
O surgimento remonta o período colonial brasileiro, quiçá a origem da humanidade. Vamos abordar em nossa crônica semanal, frases folclóricas como a do título desta crônica. Também determinados termos incidentalmente encontrados pelos caminhos das letras, das falas e das línguas.

BONECO DA FANTA Ouvi recentemente uma jovem aluna, entre as amigas questionar: “-Alguém sabe de onde vem esta expressão?”. Sorrimos por dentro ao lembrar de onde a concebemos. Havia na década de 80 um comercial de tevê em que aparecia o tal boneco. Um palhaço, um desenho animado que era o garoto propaganda da marca de refrigerante. Aparecia também nos Out doors e luminosos abraçado a garrafa do refrigerante. Hoje em dia o termo é usado pejorativamente pra designar alguém atrevido, indelicado ou mesmo irreverente.

Ensejando o mês do folclore nos deliciemos com frases bem nordestinas, debulhadas nas redes sociais, e que tanto nos afaga o coração pela irreverência e espontaneidade:
“Esse ano tá sendo VIXE! Atrás de VIXE!”
“PELEJAR é não murchar as URÊA mesmo diante dos APÊRREI!”
“Situação da vida em algarismos romanos: VIXI!”
“Adular gente Fulêra, não é comigo. Eu mando PRÁ BAIXA DA ÉGUA!”
“Tu num vem APERRIÁ meu juízo não VISSE?”
“Eu tô só o COIÓ!”
“Senhor! Perdoa minhas MUNGANGAS e meus VEXAMES. Bíblia do Matuto.”
“Não se AVEXE, não se AGUNEI, nem MURCHE AZURÊA!”
“Quando a gente pensa que ATAIA ARRUDÊIA!”
“Que os homens orem, louvem em todo lugar, sem ira e sem ARENGAR. Bíblia do Matuto.”
“Quando uma mulé qué saber dum negoço, ela vai dos CAFUNDÓ a CAIXA PREGO. Até descobrir!”
“Respeite tua Mãe que ela num é tua PARICÊRA!”
“COISAR, é um verbo universal, serve pra substituir qualquer outro que num seja lembrado no momento.”
“Keep Calm and DEIXE DE PATIM!”
“Tudo na vida passa. Menos minha vontade de dançar FORRÓ.”

HUMOR [Em Dose Dupla] PRA ENCERRAR
Frases do Wathsapp
“NORDESTINO: Ô CABRA ARRETADO DA GOTA!”
QUE MÁ PERGUNTE: SE O NORDESTINO É TÃO CABRA MACHO. POR QUE DIAXO É COMPARADO COM A FÊMEA DO BODE?
PIADA DE CANIBAL. Adaptada para o Atual Momento: “UM AVIÃO CHEIO DE POLÍTICO EM CAMPANHA, SOBREVOA UMA ALDEIA ÍNDIGENA. O INDIOZINHO PERGUNTA PRO PAI: -PAI AQUILO SE COME? –SÓ O MIOLO FILHO...SÓ O MIOLO!”
QUEM AINDA NÃO BRIGOU COM OS PARENTES POR CONTA DA POLÍTICA, APROVEITE: ESTAS SÃO AS ÚLTIMAS SEMANAS.
“UM PADRE KELVIN EQUIVALE A -273,15 PADRES CELSIUS”
“CAFÉ É BOM, PRA DECOISAR AS COISAS QUE ESTÃO ASSIM MEIO COISADAS”
“LÁ EM CASA A GENTE FALA DOIS IDIOMAS: GRITÂNICO E BERRÂNICO.”
TEM CANDIDATO “FIO DUMA ÉGUA”; TAMBÉM TEM O QUE É “PAI D’ÉGUA”. E AQUELE QUE MERECE IR “PRA BAIXA DA ÉGUA.” QUEM É NORDESTINO ENTENDEU TUDIM!

Fabio Campos, 08 de Outubro de 2022.

Comentários