FORÇA CHAPE!

Fábio Campos

Numa só comoção, encontramo-nos todos, diante da tragédia que se abateu sobre o voo 2933 da empresa aérea (boliviana) LaMia, um voo charter, a serviço da associação Chapecoense de Futebol, saindo de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia com destino ao aeroporto Internacional José Maria Córdova em Rionegro, Colombia, às 22:15h (horário local) de 28 de novembro de 2016 (1:15h do dia 29 de novembro horário de Brasília). Estavam indo disputar ao final da copa sul-americana contra o Atlético da Colombia.

“A Associação Chapecoense de Futebol (AFC) é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina, fundado em 10 de maio de 1973. Sua origem está ligada ao fato de que, na década de 1970, a região possuía apenas alguns times amadores. Em 2013, o clube ganhou destaque nacional após ser promovido da série “D” à série “A” do campeonato brasileiro. Já conquistou cinco títulos estaduais, o último em 2016. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina. E campeão duas vezes da Taça Santa Catarina. Fonte: Wikipédia.org.br”

Respeitando, a cima de tudo, a dor das famílias das vítimas. Comungamos de tão irreparável e comovente perda. Prestamos aqui, também nossa solidariedade, e nossas condolências as familiares e amigos. Praticamente toda a imprensa nacional e internacional, as redes sociais, em tempo integral divulgam até agora, notícias sobre a tragédia e as exéquias.

Nossa curiosidade, de cronista vai, no entanto pousar, justo nalgumas palavras citadas nas matérias. Lugares, gentílicos, termos técnicos que a maioria de nós, leigos, lemos diversas vezes. No entanto, não nos atemos a curiosidade de pesquisar, simplesmente porque, ou passam despercebido, ou por puro comodismo. A oportunidade de descobrir o significado de alguns desses termos trazemos pra você, aqui, agora, em nossa crônica.

O que seria um voo Charter?

“Um voo charter, é um voo efetuado por uma companhia aérea que leva “a carga ou passageiro” de uma outra companhia que fica fora da sua operação normal ou regular. Existem companhias dedicadas inteiramente a este tipo de voos, por exemplo, a White Airways ou a Monarch Airlines. Fonte: wikepia.org.br”

De onde origina-se o termo chapecoense?

“De onde vem a palavra “Chapecó” (donde se origina o gentílico “chapecoense”) “A cidade de Chapecó, fica localizada no estado de Santa Catarina. Sua fundação ocorreu em 1917 e o seu nome tem origem do Tupi “Xapeco” que tem significado “Lugar de onde se avista o caminho da roça” Fonte: dicionarioinformal.com.br”

E o termo “Arena Condá”?

Refere-se ao Estádio de futebol índio Condá, inaugurado no dia 24 de janeiro de 1976. O estádio passou por três fases: foi campo de futebol, depois virou estádio e por último (2003) Arena Condá. Nome alusivo ao índio Vitorino Condá da tribo Kaingang, que lutou bravamente (final do século XVIII início século XIX) para que seu povo permanecesse nas terras a eles pertencente, desde dos seus antepassados.

Estamos no tempo do “Advento”, segundo o ano litúrgico. A igreja católica, apostólica, romana vivencia e propaga este período, como sendo de preparação para a vinda do Messias. Advento portanto é um evento messiânico. Vejamos, tirado do site da revista Arautos do Evangelho, o significado do termo.

“Advento – adventus, em Latim – significa vinda, chegada. Nas obras cristãs dos primeiros tempos da igreja, especialmente na Vulgata, advento se transformou no termo clássico para designar a vinda de Cristo à terra, ou seja, a Encarnação, inaugurando a era messiânica e, depois sua vinda gloriosa nos fim dos tempos.” Fonte: by Padre Mauro Sérgio da Silva Isabel, (Dez.2006),- http://www.acidigital.com”

Vivenciemos com cristandade, amor, fraternidade e equilíbrio, este tempo do advento.


Fabio Campos, 03 de Dezembro de 2016.

Comentários