FATO OU FAKE?

Fábio Campos

São muitos sites que abordam o tema. Como já vimos, em outras ocasiões, são capazes de derrubar ou ascender governos. De provocar mortes até! Abordemos novamente tema tão contemporâneo. Observemos pelo máximo de ângulos, e contextos possíveis. Começando pelas origem das duas palavras. O que é Fato?

“Substantivo masculino; resultado acabado ou que está prestes a ocorrer. Coisa cuja realidade pode ser comprovada, verdade; o que foi finalizado e não pode ser mudado e/ou alterado. Etimologia da palavra: do Latim “factum”, “facto” “acção”, do verbo “facere”. No plural “facta”. em português deu em “feito” por via popular, e “facto” por via erudita.
Se adjetivado, vai tornar-se específico: Fato histórico, f. social, f. verídico, f. ilustre. notável, bélico, real, venério.

Desses aí, o adjetivo que causou-me mais estranheza e curiosidade, claro, venéreo. “Fato venéreo: realidade perigosa, ou contagiosa. Anedota, chacota, ou verdade verdadeira.” Fonte> Google.com.br

“Com tantos conteúdos duvidosos disseminados na internet, fica difícil saber o que é notícia (fato) e o que é falso (fake) hoje em dia. Por isso preparamos um manual com dicas práticas que ajudam a identificar se a mensagem que circula nas redes sociais e no seu whatsapp é verídica. 1- Não leia apenas o título; 2- Desconfie de textos Alarmistas; confira a publicação em um veículo profissional de imprensa; 3- Cuidado com vídeos, fotos, áudios de fontes duvidosas; 4- Verifique as fontes, antes de compartilhar. Fonte: G1” (o site mantém um serviço de rastreamento de fakes, compilamos aqui, os títulos dos itens mais interessantes)

“Fakes é palavra da língua inglesa que significa “falso” ou “falsificação”. Pode ser uma pessoa, um objeto ou qualquer ato que não seja autêntico. Com o advento das reddes sociais passou a ser muito utilizado para designar fato inverídico de alguém que pretende ocultar a verdade, ou sua própria identidade.” Fonte: Google.com.br

Qualquer cidadão, ético, sabe que espalhar inverdade é antiético. Mas e o cristão? “A Bíblia diz: “Não espalhem calúnias entre o seu povo. (Lv. 19:16ª)”. Como se vê a passagem bíblica não está condenando apenas contar uma mentira. Mas também condenando espalhar mentiras. Não dourarei a pílula. Se você passa adiante uma mentira se torna conivente com essa falsidade. Não tem certeza se é verdade, nem tem tempo de checar? Simples, não repasse, não compartilhe. Fonte: monoteísta.org/fakenews

Mudando de assunto. No último filme que assisti com o Will Smith (no papel de um anti-herói “Deadshot” em “Esquadrão Suicida”) ele usa, referindo-se a sua chefa, a expressão: “Parece o cão chupando manga!”

Teria dito: “It looks like the dog sucking mango”?
Infelizmente não. Não se traduz assim “ao pé da letra”
Existem algumas expressões usadas em algumas regiões [dos EUA], para expressar a ideia de que a pessoa é muito feia. Leve-se em consideração também, que não se diz a própria pessoa. Mas a terceiros. Por exemplo:

“Have a face like a bulldog chewing a wasp!”
“fugly!” (feio pra car***)
“Ugly as sin!” (feio que nem o capeta)

Assim como em português essas expressões são consideradas rudes. Portanto, não se use como se fosse algo normal. São termos ofensivos. Fonte: inglesnapontadalingua.com.br

Pra encerrar. Piadas.

Bode gaiato e sua mãe, recebem a equipe dos Direitos Humanos:
-Ficamos sabendo que nesta casa se bate em criança. Viemos averiguar.
A mãe: -Vixe que mentira!
O bode: Pois é, pisa mesmo só levei uma. As outras “foi” tudo tentativa de homicídio mesmo.

Vídeo de Joãozinho e o pai, lendo um jornal:
-“Esposa de Bolsonaro recebe Bolsa Família!”
-Fake news!
-“Lula foi solto!”
-Fake news!
-“Eu sou lindo!”
-Fake só a peste!

P.S. VIVA O ADVENTO!
DAI-NOS A VOSSA BENÇÃO Ó SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO.

Fabio Campos, 08 de Dezembro de 2018. ÓDIO Conto 2º da série Delliriu’s no nosso blog.

Comentários