Com quantas palavras podemos definir um determinado ser? A ideia de descobrir o máximo de vocábulos para caracterizar um termo qualquer, nasceu-me depois de ver a seguinte piada, postada num grupo da família, pela minha prima pedagoga Silvana Bezerra, filha de tio Dorival Bezerra ex-prefeito de Olho D’Água das Flores: “Um político discursava: Caros compatriotas, companheiros e amigos. E versou seu discurso sempre usando três vocábulos. Daí um bêbado no meio do povo pergunta: Posso saber por que o senhor utiliza 3 palavras para cada termo que usa? O político respondeu: simples meu caro. Por que entre vocês existe pessoas de alto médio e baixo nível cultural. Então o “bebum” disparou: O senhor postulante, aspirante ou candidato, com toda reverência, estima e respeito: dirija-se, vá direto, favor encaminhar-se a rameira sua genitora, mundana mãe biológica, ou a puta que o pariu.”
No mês de julho vivemos, nós santanenses, alternadamente a Festa da Juventude e a Festa do Idoso: A Festa homenagem aos ‘Juvenis’ na primeira quinzena; a homenagem aos ‘Senis’ quando a paróquia de Senhora Santana vivencia a Festa dos Avós de Jesus Cristo: São Joaquim e Senhora Sant’Ana. Pois bem com quantos termos poderemos caracterizar algo jovem e algo velho.
“JUVENTUDE: O termo se refere ao momento da vida humana que se estende desde começo da puberdade até aproximadamente os trinta anos de idade. Fonte: conceitos.com"
AVÓS: Substantivo Plural: o conjunto dos pais e das mães dos pais de alguém; paterno e materno; antepassados antecedentes; Do Latim “Aviolus” diminutivo de “Avô”, “Aviola” diminutivo de “Avó”. Termos relacionados: avôdrasto e avódrasta (avós por adoção). Fonte: dicionário priberam”
O neologismo ligado a verbos e nomes de pessoas. Pesquisamos e encontramos no site: noticiar7.com.br matéria do jornalista Rodrigo Maia que cita esses três termos: Linchar; Saxofone; Sanduíche [1 verbo e 2 substantivos]: “Linchar” que significa executar, matar alguém com autoria coletiva; este verbo veio do nome do juiz norteamericano Willyan Linch. “Saxofone” o nome do instrumento musical é uma juunção de sax + phone (som) em homenagem a seu criador, o francês: Antonie Joseph Sax; “Sanduíche o lanche rápido bastante popular na América teve origem no vilarejo inglês: Sandwich.”
Um exemplo não muito novo, de nome que inspirou verbo, é o termo “Malufar”:
“O neologismo de que se apropriaram jornalistas, adversários políticos e autoridades usam o termo “Malufar” [alusão ao político Paulo Maluf] que significa “roubar”. Fonte: osguedes.com,br “Malufar significa: encobrir, disfarçar, negar, fraudar; afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade. Fonte: dicionarioinformal.com.br”
Também na língua inglesa, existe esse tipo de construções de substantivos que viraram verbo:
“Google: é substantivo e verbo ao mesmo tempo, significa: buscar informações e Ferramenta de buscas”; assim como: “Skype; Youtube; photoshop. Basta ler [em português} os termos; “Text”; “Acess”; “Alarm” significam respectivamente: “Texto”, “Acesso” e “Alarme”. Nós “enxergamos” os mesmos, usados livremente como verbo, em português para: “testar, acessar e alarmar. Um exemplo prático é a marca de um produto que vira verbo: “Xerox” e “Xerocar” Fonte: blog: influx.com.br”
Para encerrar. Deu no watsapp:
“Com esse governo: aumento de gasolina, nada a TEMER”
"Surgiram 2 novos Verbos na Língua Portuguesa: Neymar e Gilmar:
Vai “neymar” uma chuva.
Alguém “gilmou” um pêido.”
Fabio Campos 15 de Julho de 2018. No nosso blog: fabiosoarescampos.blogspot.com o Conto inédito; ATRAVÉS DA VIDRAÇA.
Comentários