Ainda menino de calças curta. Ouvíamos os mais velhos dizer que mentira tinha pernas curtas. E aí na nossa mente infante ficávamos achando que os homens de baixa estatura fossem potenciais mentirosos. Quem sabe todos os anões fossem mentirosos contumazes.
Resolvemos pesquisar o termo, veja o significado e origem da mentira.
Os estudiosos se referem a palavra “mentionica” do latim tardio do século XI. Que por sua vez teria vindo do baixo latim “mentire” remetendo ao latim clássico “mendocium” termo ligado a palavra “mens” está na raiz da mentira. “Mens” [em latim] significa “mente”, inteligência, discernimento. [daí o ditado do poeta romano Juvenal: “Mens sana in corpori sano” “Mente sadia em corpo sadio”] O que poderia nos fazer concluir que o mentiroso precisa ter uma boa cabeça. Um mentecapto é uma pessoa que não sabe mentir. [ao que concluo que não devia ser nenhum pouco desonroso tratar alguém assim!]
Mas há ainda um significado especial para “mens”: intenção. O que tem em mente o mentiroso ao lançar mão da mentira? A verdadeira mentira jamais acontece por inadivertência ou em nome de boas intenções. É fruto de uma vontade de enganar. Fonte: hridiomas.com.br”
Voltemos a minha infantil conclusão de criança. Podemos personificar a mentira? Sim ela está personificada na figura de Satanás, considerado “O pai da mentira”
“A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira [João 8:44] e que todos que estão cegos pela mentira são seus filhos. Isso significa que a mentira é muito perigosa, porque é obra do diabo. Jesus veio nos libertar através da verdade. Fonte: respostas.com.br”
Também em João, 14:6 vamos ver a personificação da verdade. Jesus vai dizer: “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vai ao pai se não for por mim.”
Lembrei duma piada que circulou em Santana do Ipanema, sobre o governo municipal que antecedeu o atual. Mais ou menos assim: “Platão, Barack Obama, Gandhi: mentes brilhantes; o gestor municipal: mente que só a peste!” A bem da verdade, como vimos, em ambos os casos a palavra “mente” tem a mesma origem.
Mentir nas redes sociais, ganhou denominação própria do inglês: Fake News que significa “Falsa Notícia” Mentir, como já vimos não é coisa somente da atualidade. Olha só o que encontrei no site enciclopédico Wikipédia:
“O político e general romano Marco Antônio teia cometido o suicídio motivado por um “Fake News” ao saber da mentira que sua mulher Cleópatra também havia cometido o suicídio.
Na eleição presidencial de 1945 o candidato Eduardo Gomes perdeu a eleição para Eurico Gaspar Dutra, por conta de um “Fake News” menos de um mês antes do pleito foram distribuídos panfletos em que o candidato Gomes teria dito:”Não preciso dos votos dos marmiteiros”. Na verdade teria dito: “Não necessito dos votos dessa malta de desocupados que apóia o ditador.”
Para encerrar. Nas redes sociais a criatividade do Bode Gaiato.
“-Moço é aki qui têm uma vaga prá modêlo?
-Sim. Vc tem experiência? Já disfilô?
-Só no 7 de setembro.”
Esse cabra é “FAKE” que só a gota”
Fabio Campos, 08 de setembro de 2018.
Breve, Conto inédito no meu Blog [fabiosoarescampos.blogspot.com]: SEM CHÃO
Comentários