DE ONDE VEM A APOSENTADORIA?

Fábio Campos

Dentre os assuntos mais discutidos, alçado aos rumores advindo de Brasília, este daqui ganhou notoriedade nas redes sociais nos últimos instantes. Se alguém tinha alguma dúvida que aposentadoria nunca foi bom negócio, acreditamos que depois desta crônica, pelo menos nossas convicções aumentaram, ainda mais.

Vários sites aqui na internet, muitos afirmam que a aposentadoria foi criada pelo chanceler alemão Otto Von Bismarck, no final do século XIX (1889), que assegurava o pagamento de uma pensão aos trabalhadores do comércio, da indústria e agricultura que tivesse mais de 70 anos. A ideia não demoraria a se espalhar pelos países republicanos, inclusive o Brasil.

Mas de onde vem a palavra Aposentadoria?

Que viesse de “aposentos, lugar onde pessoas ficam acomodadas” isso tínhamos certeza. Mas olha só que curioso sobre a real origem do vocábulo, no Brasil:
“A chegada da família real portuguesa ao Brasil desencadeou um série de fatos curiosos, como o que deu origem a palavra “aposentadoria”. Fugindo das tropas de Napoleão, a família real partiu, numa atabalhoada fuga, rumo a sua maior colônia d’além mar o Brasil. Assim em março de 1808, junto com Sua Majestade, mais de dez mil pessoas aportaram de uma só vez no Rio de Janeiro. E como abrigar tantos nobres e protegidos, que haviam deixado pra trás o luxo com o qual estavam acostumados, A solução foi simples. As famílias residentes no Brasil que morassem em melhores habitações foram obrigados a desocupar a casa e seus pertences, ou seja seus aposentos. Ceder para a comitiva real ocupar. Assim as propriedades melhorzinhas (forçosamente) receberam da guarda real uma inscrição à porta com as inicias P.R. que significava “Príncipe Real” (ou seria “Ponha-se na Rua!”). Os recém chegados ficavam portanto “aposentados” Fonte: aposentadoscaraguatatuba.blogspot.com

Pesquisamos também sobre outros termos que mudaram de sentido ao longo do tempo. Uma vez que a própria palavra ‘aposentadoria’, segundo muitos internautas e usuários de wathsapp enquadra-se nesse mérito.

“Almofadinha - Além do diminutivo de almofada a palavra passou a designar pejorativamente o homem que se veste com muito requinte. Este novo sentido surgiu em 1919 num concurso beneficente para premiar o jovem que melhor bordasse e pintasse uma almofada.

Aquário e Piscina - Aquário vem do Latim ‘aquarium’ (tanque ou reservatório de água); piscina vem do Latim significa viveiro para peixe, de ‘piscis’ = peixe, daí pisciano nascido sob o signo de peixes. No português acabou ficando trocado.

Armário – Do Latim ‘armarium’ lugar de guardar armas. Acabou sendo ampliado para lugar onde se guarda de tudo: louça, livros, etc.

Autópsia – Do Grego ‘autopsia’, auto = de si mesmo; opsis = exame. Desvirtuou-se e passou a significar exame médico de um cadáver, e assim ficou. Na verdade a palavra para designar o exame de cadáver é necropsia.

Barbeiro – No passado, no Brasil (e Portugal século XIX) esse profissional exercia a função de odontologia e medicina. Chegando a fazer pequenas cirurgias. Devido a não formação e os desastrosos casos ocorridos surgiria à famosa expressão: ‘barbeiragem’ para indivíduos não hábeis naquilo que se propõe fazer.

Emboscada – Vem do italiano ‘emboscata’ derivado de ‘emboscare’ (no português “emboscar”) que originalmente significava esconder animais ou pessoas no bosque.

Escapar – Originalmente a palavra significava ‘livrar-se da capa’, deixando na mão do perseguidor. Vem do Latim ‘excappare’ do prefixo ex (movimento para fora) e cappa (para) mais ‘are’ (terminação verbal)

Expresso Do Latim ‘expressus’ que significa espremido, comprimido. A palavra aplicada a meios de transporte (trens, ônibus) vem do inglês ‘express’.

Lanterna – Vem do Latim: archote, lampião. Na França (1903 – duma competição ciclista que durava 22 dias com um percurso de 3.400km) vem o sentido de último colocado em uma competição. Em alusão a ‘Lanterne rouge’ luzes vermelhas que apareciam como sinal de alerta no último vagão dos trens. No Brasil: Time Laterna ou lanterninha do campeonato.Fonte: G1.com.br/educação/ by Sérgio Nogueira

Pra encerrar duas do watsapp:

“Após a reforma da Previdência: As secretarias de Educação deverão implementar novos cursos:
Como chegar ao fundo da sala usando andador;
Como dar aula sem deixar cair a dentadura;
O professor e o aparelho auditivo;
O uso pedagógico e interdisciplinar da bengala."

E mais essa:

“Você vem duma festa de confraternização. Entra num coletivo e percebe que está cheio de animais, urso,pato, jumento.
O Pintinho olha pra você, e resolve ceder o assento.
Pergunta: SE O PINTO LEVANTAR VOCÊ SENTA?

Fabio Campos, 10 de Dezembro de 2016.

Comentários