Minha filha Fábia Monaly, ainda ontem, no aplicativo wathsapp, no grupo da família, pastou mensagem nestes termos: “Mãe! O Pedro, já está em Alagoas já vai fazer um ano! E ele nunca provou um “Baião de Dois” alagoano, que é muito diferente do cearense. Não conseguimos encontrar esse prato nos restaurantes. Não teria como a senhora proporcionar essa experiência gastronômica pra ele? Neste final de semana, estamos indo praí!”
Então tive que intervir, lembrando pra minha filha, que nós alagoanos temos um prato típico do sertão muito parecido com o “Baião de dois”, e que a mãe de Monaly, minha esposa Mara Rúbia conhecia perfeitamente, com outro nome: “ Rubacão, é o prato típico da culinária paraibana e cearense, enquanto “Baião de dois” é um prato autêntico da culinária cearense. O “Rubacão” lembra, em alguns momentos, o processo do famoso “Baião de dois”. A principal diferença entre eles, além de alguns ingredientes, está no preparo e na característica mais primitiva da receita. O “Rubacão” é feito com feijão verde, arroz, queijo coalho, charque e nata de leite. Já o “Baião de dois” é com feijão verde, arroz, queijo coalho, carne de sol ou charque. Fonte: Google.com.br”
Confesso, que na minha infância e juventude, esse prato da culinária sertaneja, lá na casa dos meus pais, tinha outra denominação, era: ‘Ribacão”. Resolvi aprofundar um pouco mais a pesquisa, e aqui na rede mundial de computadores encontrei a etimologia da palavra: “Rubacão” ou “Ribacão” vem de prato, feito a base de carne de ave de arribação ou caça exótica.
Portanto, ‘Rubacão’ é corruptela, vício de linguagem. É como deixar de dizer vassoura pra dizer “Bassôra”. Ou ao invés de dizer varrer, pronunciar: “barrê”. Então, Arribação, virou “Ribacão” que virou “Rubacão”. Estaria errado, pronunciar desse ou daquele jeito? Não! Claro que não! São apenas variações de linguagem, de região pra região.
Quero aqui retomar comentários sobre o evento promovido pela prefeitura municipal de Santana do Ipanema: o “V MOTOFEST” ao qual tivemos o prazer de reviver momentos de plena recordação, com a exposição de carros antigos, bem como de shows de Bandas de Covers artístico de Elvis Presley e The Beatles, que tornar-se-iam famosos mundialmente na década de sessenta. Foram momentos muito marcantes para nós vivermos tudo isso. E que jamais passou pela nossa cabeça estar um dia em evento tão maravilhoso! Quem esteve ali sabe, jamais esquecerá.
Assim como jamais esquecerei eu, de ter assistido a shows gratuitos, em plena praça pública, aqui em Santana do Ipanema. Ao exemplo de: Agnaldo Timóteo ( com quem tive oportunidade de conversar antes do show, na porta da Pousada Asa Branca, do meu amigo Lira da “Casa dos Retalhos”); do show do famosíssimo João do Pife; do show do Trio Nordestino (O Original), com apresentação exclusiva do meu irmão Francisco Soares; show de Elba Ramalho; também do saudoso Luiz Gonzaga o “Rei do Baião”. Todos esses últimos, se apresentaram em palcos improvisados, em cima de lastros de caminhão. Lá trás, na década de oitenta.
RIBACÃO OU RUBACÃO, EM INGLÊS? É por pura brincadeira e descontração que aludimos ao questionamento título da crônica. Então, como seria? Considerando que a comida vem de ave de arribação, esse prato exótico em inglês seria chamado pelos gringos de:”Aribation Bird Food”.
Alguém compartilhou no grupo de amigos, um vídeo, onde um vaqueiro aboiava, sobre um prato fumegante de buchada, sendo partida e uma dose de cachaça, convidativa repousava dentro do copo. Então lá resolvi fazer uma Glosa: “ÊÊÊêêêêha! Amigo Mozart Brandão/ Esse vídeo é “manêro”/ Uma buchada bem quente, um copo de aguardente/ Anima qualquer canêro! Ôôôôôô...
Em tempo, enquanto terminava esta crônica, assisti um vídeo enviado-me pelo amigo, jornalista, Fernando Valões, que estaria assistindo ao vivo, show do cantor americano Road Stwart cantando: “Don’t want to Talk About It” [Não quero Falar Sobre Isso] que o tornaria ainda mais famoso ao cantar ao lado da sua filha.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
SE OS REMÉDIOS ANTIGAMENTE JÁ TINHAM DONO, POR QUE EU IRIA USAR?
PÍLULAS DE PHILLIPS
SAL DE ANDREWS
ANTI ÁCIDO DE ALK-SET-SER
PILULAS DO DR ROSS
CHAMA A NELSA! NELSADINA!
EITA! ÓIA O MUÇÃO NOS CHAMANDO PRA O FINAL DE SEMANA! É HOJE:
QUE EU TÔ MAIS ERRADO QUE GARANTIA DE CAMELÔ!
QUE É DIA, DE BEBER ÓLEO DE CAIXA DE MACHA DE CARRÊTA!
QUE EU VENDO A MINHA SOGRA, COM 95 % DE DESCONTO NO MERCADO LIVRE!
E CHIFRE: NASCEU PRO HOMEM, E BOI USA DE INXIRIDO!
Fabio Campos, 29 de Setembro de2023.
Comentários