CIÊNCIA OU CIÊNCIAS? EIS A QUESTÃO!

Fábio Campos

O tema, pode não parecer, mas é bastante instigante. Comecemos por nossa área, um fato que ocorre junto a nós professores de Ciências Biológicas. Se um aluno do ensino fundamental nos pergunta: Professor por que a matéria (é assim que eles se habituaram chamar as Disciplinas Curriculares) Ciências não existe no Ensino Médio?

O professor pode argumentar ( é o que faço) que todas as ‘matérias’ são Ciências. Na verdade, todas deveriam ser antecedidas da palavra Ciências: Ciências da Língua Portuguesa, Ciências da Matemática etc. E no caso específico de Ciências? Ciências da Biologia ou Ciências biológicas. Lógico assim.

Mas, e o questionamento do Título da Crônica? Fomos à busca no Google e encontramos muitas fontes. Optamos pela mais simples: No Yahoo.com.br/respostas Amoraes disse (e eu concordo com ele) que:

“Ciência quer dizer está Ciente com referência à algo (estar ciente). Ciências refere-se as matérias científicas.”

Mas isso longe estar de encerrar a polêmica. A maior revista científica impressa no país, a Revista “Ciência Hoje” (o termo vem escrito no singular!) traz na edição 350, de dezembro de 2018 (só recentemente chegou às escolas estaduais de Alagoas!) traz a seguinte matéria de capa: “Notícias Falsas na Ciência” (ainda aqui, usaram o singular!). A matéria-título vai começar na página 17, assinada pelo sociólogo Yurij Castelfranchi, dizendo: “Já ouviu falar que a “cura do câncer” estaria sendo escondida por governos? Já recebeu vídeos sobre uma vacina contra a gripe que seria a causa de muitas mortes (...)? Pois, bem-vindos ao turvo mar da desinformação contemporânea.”

Digo sempre aos meus alunos: questionem tudo que venha das Ciências. E exemplifico: Na minha tenra idade (lá no grupo escolar padre Francisco Correia) aprendi que o Sistema Solar tinha 9 planetas. Agora não tem mais. Que o homem pisou na lua. Hoje há controvérsias. Que 3 seriam os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. E já tem um quarto: o plasma. Que nascemos homens e mulheres. E inventaram a ideologia de gêneros.

Ampliando a ideia. Sempre que a teoria do “Big Bang” nos aparece nos livros. Digo aos alunos, aí está o que dizem os homens sobre o surgimento da terra. Prefiro crer que temos um Deus que é o criador de tudo. Puxo a sardinha pra Teoria Criacionista. Ao tentar buscar a origem das Ciências no mundo vem-me um relampejo de lucidez. Não vejo outro exemplo melhor do que a “Árvore do Conhecimento” da qual Adão e Eva, por Deus, proibidos foram de provar. Da árvore das Ciências.

Outras palavras correlatas. Consciência, Autoconsciência, Inconsciência, Subconsciência:
“Consciência x Inconsciência: Consciência pode ser interpretada como estado de conhecimento, honestidade, capacidade de percepção; o mesmo que Autoconsciência; qualidade da mente que tem noção dos estímulos do indivíduo, e de tudo que ocorre a sua volta. Se a pessoa está desmaiada dize-se está Inconsciente. Fonte: meusdicionarios.com.br”

“O termo subconsciência ou subconsciente, literalmente “abaixo da consciência, é utilizado em psicologia para descrever qualquer tipo de conteúdo da mente, existente e operante fora da consciência. Fonte: Wikipédia.org.br”

Antes de encerrar minha crônica de hoje, quero trazer ainda outros dois termos “antigos”. Contidos no glossário virtual da minha consciência. No cabedal de ciência que adquirimos ao longo dos anos: Maquiagem e Maquilagem. Resolvi escavacar por um motivo ímpar. Venho notando que na indústria das cerimônias fúnebres, inventaram agora de maquiar os defuntos. Tenho observado que, ao velar um(a) morto(a). Observo um rosto brilhoso, reluzente. Já não temos cadáveres autenticamente pálidos, sem cor, de tez levemente acinzentada.

Sobre os termos. Antes, eu retinha o conhecimento de que ‘Maquiagem’ seria tudo aquilo que se faz de modo artesanal, caseiro, os cosméticos que se usam para melhorar a aparência em casa, ou nos salões de beleza. E maquilagem seria feita por médico cirurgião, uma intervenção cirúrgica para estirar a pele, tirar rugas etc.

O Google derrubou-me este Fake News. Maquilagem e maquiagem, são a mesma coisa. Consiste na aplicação de produtos de embelezamento, disfarce, ou substâncias destinadas a tal fim. Maquiagem vem do francês “maquillage”.

Hoje, queremos abraçar o amigo, poeta, Mário Pacífico que está de idade nova! Ao proprietário do Bar Comercial (o melhor cuscuz da cidade!) Meus Parabéns, e que está data esteja repleta de momentos frutuosos entre os seus.

Agora, pra encerrar, umas piadas pra gente se divertir um pouco.

Joãozinho e a irmãzinha esperam a mãe que faz bolinhos fritos. Mas só um bolo por vez ficava pronto. E os dois começaram a brigar pelo primeiro bolinho. A mãe propõe.
-Crianças se Jesus estivesse entre vocês diria: “Deixarei meu próximo ficar com o primeiro bolinho.”
E Joãozinho:
-Pronto! Hoje você pode ser Jesus”

“Alguém toca a campainha. O cara vai abrir a porta.
É a sogra de mala e cuia.
Ele toma um susto.Ela argumenta:
-Oxente! Minha filha não lhe avisou?
-Sim. Mas, eu pensei que era só pra passar o soluço.”

“-Amor você tem gastado muito com bebidas!
-E você com maquiagens!
-Mas é tudo pra que eu fique bonita.
-E eu bebo pelo mesmo motivo!”

Fabio Campos, 04 de Maio de 2019.

Comentários