Moises Selva Santiago, jornalista e mestre em teologia da cidade de Cacoal-RO, publicou interessante matéria sobre a palavra capeta, e suas origens no meio religioso. A reportagem está na revista “língua Portuguesa” edição nº 59, ano V, setembro de 2010, a qual fazemos questão de analisar alguns trechos. Não sem deixar de acrescentar nossas impressões sobre assunto tão atual e polêmico.
Para introduzir o tema, o jornalista fala que a Igreja Universal do Reino de Deus, havia inaugurado recentemente (à época) no templo localizado no bairro da Vila Mariana, zona Sul de São Paulo, um “Drive Thru de Orações”. Uma espécie de Pit Stop da oração, (a comparação é deste cronista) o paulistano entraria no local com seu automóvel, e sem descer do carro, participaria de orações, leitura do evangelho, etc.
A reportagem traz ainda, uma foto de um templo da Igreja Internacional da Graça de Deus, com um imenso out door na fachada do templo, onde em letras garrafais anunciava “DESENCAPETAMENTO TOTAL aqui tiramos qualquer feitiço, macumba,trabalho, despacho, etc, etc. É justamente pegando a deixa do “desencapetamento” o cerne da reportagem.
Questiona o mestre em teologia e jornalista em sua reportagem se “Desencapetamento não seria tirar a capa? Desencapar? Desencapotar?”
Ele vai buscar subsídio no Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa de Antonio Geraldo da Cunha (1997) que diz “Capa vem do latim cappam (idem,ibdem) o costume de representar o diabo com uma pequena capa deu origem ao termo capeta.
Fala do Dicionário dos Termos usados no Nordeste de Fred Navarro (2004) ali consta mais de 20 nomes que os nordestinos utilizam para designar o diabo, entre estes citaremos: “Cabrunco, Exu e Lopreu”. Os que mais chamou a atenção deste cronista por questões óbvias.
Prefiro encerrar por aqui, pois o tema ainda dá muito pano pras manga. Melhor acrescentar mais lenha na fogueira: De onde será que vem a expressão: “O diabo a quatro”?
Eu não entro nessa onda
Que eu não sou otário
O diabo quando não vem
Manda o secretário...
Fabio Campos 02/08/2011 “LUIZA” Conto inédito no fabiosoarescampos.blogspot.com
Comentários