CANÁRIO BELGA

Fábio Campos

Notadamente somos, nós os brasileiros, um povo sábio. Por saber rir das nossas próprias misérias. E o que não falta são as investidas contra o fiasco do momento: a eliminação da nossa seleção da Copa do Mundo de Futebol da Rússia. Pela seleção da Bélgica. Nossa seleção apelidada de “Canarinha” acabou perdendo pro “Canário Belga”
Pássaro tão nosso conecido, no sertão nordestino.

“A origem do canário-belga obviamente a Bélgica. No entanto apenas a linhagem a que ele pertence é que veio de lá, pois os antepassados dos exemplares dessa e de outras variedades têm raízes nas Ilhas Canárias um arquipélago do Atlântico junto ao continente africano. Os canários-do-reino por exemplo, são da mesma espécie do belga, mas ganharam esta denominação porque as aves costumavam chegar ao Brasil vindas do reino de Portugal. Já o canário-da-terra sim, esse faz parte de uma outra espécie nativa do Brasil. Fonte: globorural.com.br”

Voltando ao tema da crônica anterior sobre nomes de pessoas. Vasculhamos aqui na internet, sites especializados em nomes engraçados de jogadores, dessa e de outras copas do mundo de futebol. Vejamos.

Este grande evento chamado Copa do Mundo, reúne gente de todas as partes do globo, e atletas de diversas nacionalidades. Alguns com nomes tão complicados que travam a língua até de narradores experientes. Outros com nomes semelhantes a palavras com significados engraçados na língua portuguesa. Confira alguns [neste site o autor fez comentários jocosos a respeito] :

FELIPE CAICEDO [do Equador] “As más línguas diriam que o nome serviria para Neymar.”

JOZY ALTIDORE “Tipo aquelas placas espalhadas pelas ruas da cidade”.

SOULEYMANE BAMBA [Costa do Marfim] “De acordo com Martinho da Vila, em casa de BAMBA todo mundo bebe todo mundo samba.”

MEHRDAD POOLADI [Irã] “Quem aí teria coragem de batizar um filho pondo o nome em homenagem a este jogador?”

TRANQUILO BARNETTA [Suiça] “Como da para perceber (tinha a foto do jogador) possui aquele jeitinho suíço de vida boa.”

CLAUDIO BRAVO [Chile] “Pelo jeito o goleirão chileno não veio ao mundial pra fazer amigos.”

NICK RIMANDO [EUA] “Se nada der certo para o reserva de goleiro norteamericano ele pode tentar uma carreira como “rapper” Fonte: gaurchazh.cliorbs.com.br

Em outras copas tivemos nomes mais bizarros. Se tiver interesse consulte o site: esporte.uol.com.br Só vale a pena. Uma pitada deste:

“Lukasz Merda [goleiro polonês]; José Porras [goleiro da Costa Rica]; Milton Caraglio [Argentina]; Shinji Kagawa [Japão]; Shota Arveladze [Geórgia]; Tomasz Kuszack [Polonia]; Erick Beer [Alemanha]; Fabio Grosso [Jogador da Juventus]”

Interessante é que no Brasil com esse sobrenome, com esse nome, o último jogador nem seria escalado.

Pra encerrar. Lembrei de Nairon Barreto, numa outra copa do mundo. Dizia que nem ia assistir os jogos pela pouca vergonha que era. Galvão Bueno dizia;

“Bola c’ o Branco; bola c’ o Zinho!

É fazer o que, sem a taça. Nem taça, nem copa, nem copo.

Então? Ao perdedor o que resta, tomar no Caneco?


Fabio Campos, 07 de Julho de 2018 Conto inédito no nosso blog: fabiosoarescampos.blogspot.com ‘CABELO DE FOGO”

Comentários