A CÔNGRUA DO PADRE

Fábio Campos

“Eu quero sair, eu quero falar/ Eu quero ensinar o Vizinho a Cantar, nas Manhãs de Setembro.[Vanusa,1973].“Quando entrar Setembro, e a Boa Nova andar nos Campos/ Quero ver brotar o Perdão juntos outra vez... [Beto Guedes,1979].”
“Wet day in September/ Raindrops fallin’ tender/ As I stare outside my window.” “Dia chuvoso de Setembro/ Pingos de chuva caem tenros/ Enquanto eu olho da minha janela.” Pussycat, 1978.

Realmente, como bem disseram (na verdade cantaram!) Vanusa, Beto Guedes, e a Banda holandesa “Pussycat”, tudo muda, tudo fica diferente quando chega setembro. Naquela época, para um garoto pré-adolescente, era tempo de festas cívicas, a semana da Pátria, tão intensamente vivida, na Praça do Monumento, em Santana do Ipanema. Hoje, meu olhar é outro. Velhas e novas feridas se abrindo. No passado, nosso pai João Soares, partia desse mundo às vésperas do 7 de setembro de 1976. Na atualidade, partiu para eternidade uma comadre e cunhada, Maria de Fátima Vieira, também em setembro.

Ao final da missa dominical, o padre quis prestar conta do mês de agosto à comunidade paroquial. E falou uma palavra que ele próprio achava estranha: côngrua.
SIGNIFICADO DO TERMO: “Côngruas: refere-se a figures geométricas que têm o mesmo tamanho e a mesma forma. Cujos ângulos e os lados são iguais. Côngrua [singular] substantivo feminino, se refere a uma renda recebida pelos párocos para seu sustento. Fonte: Googlre.com.br”
“Côngruo [adjetivo]1- em que há congruência; 2- Que se adequa a determinado efeito, lugar ou objetivo; Sinônimos: adequado; apropriado; conveniente; próprio; 3- proporcional ao mérito ou valor: condigno; 4- suficiente para a sustentação ou sobrevivência; 5- declarado em termos claros; Fonte: dicionário Priberam da Língua Portuguesa consultado via online.

Fiquei pasmo! Ao ouvir daquele servo de Cristo o valor de quanto recebia para o seu sustento. E sabedor que sou de suas atribuições e responsabilidades. Quero aqui traçar um paradoxo entre a função dele, e a minha de professor. Ambos, ensinamos; ambos temos carga horária de trabalho muito semelhantes. Ambos lidamos com seres humanos, que necessitam de atenção, carinho, amor, compreensão. Temos ambientes de trabalho bem específicos: igreja, escola. Mas também precisamos muitas vezes ir até as casas das pessoas. Correr mundo! E trabalhamos tanto que precisamos levar serviço pra casa. A diferença é que, professores têm seus cônjuges, com quem podem compartilhar suas angústias, inquietações, os percalços do ofício. Os padres têm a Jesus Cristo! E isso, meu amigo é o que o sustenta, é o que lhe basta! Quando nossos salários estão achatados fazemos greves. Já os padres, não!

PADRE: VOCAÇÃO OU PROFISSÃO? “A profissão de padre é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e integra a Classificação Brasileira de Ocupações [CBO]. O papel social deste profissional é extremamente importante. Além de reproduzir ensinamentos da fé cristã, ele presta suporte emocional e espiritual a comunidade. No site leiaja.com tem matéria bem abrangente sobre o tema. Fonte: Google.com.br e leija.com”

“Segundo dados oficiais do CAGED [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], o salário médio de um padre no Brasil é de R$ 2.476,27, para uma jornada de 39 horas semanais de trabalho. Em geral, a faixa salarial de um padre pode variar entre R$ 1.961,00 E 6.450,00 que é o teto salarial. Fonte: Google.com.br”

QUANTO TEMPO, E QUAL O CURSO ALGUÉM QUE QUEIRA SER PADRE DEVE FAZER? “Na prática, em média os Diocesanos estudam oito anos, os Religiosos em torno de dez. Os jovens que trilham o caminho Redentorista, por exemplo, tendo terminado o Ensino Médio passarão 10 anos de estudos até o tempo dos Votos Perpétuos, a partir daí os que desejam ser padres partirão para o caminho da Ordenação Diaconal, depois Presbiteral, os irmãos iniciarão seus trabalhos missionários de forma mais intensa. Fonte: a12.com”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
PARA-CHOQUE DE CAMINHÃO: “ANÃO COM CÓLICA RENAL SINÔNIMO: MICRO COMPUTA DOR.”
CHAPOLIN COLORADO: -Qual o Médico que está sempre sorrindo? –?
- O Otorrino!
-Qual o parente da parede?
–?
-O Tio jolo!
NO STAND UP: Lá em Casa, Com meus PAIS funcionava um Código Penal de 4 ARTIGOS:
1-MENINO com Menos de 18 anos, mesmo Estando Certo: Tava ERRADO!
2- ERROU! Vai apanhar uma VARA com a qual vai Levar Uma SURRA!
3- QUEM COME DO MEU PIRÃO: Apanha do meu CINTURÃO!
4- SE APANHAR NA RUA: Já sabe, quando chegar em CASA APANHA DE NOVO!
O GAGO CANTANDO:
VOCÊ NUM CAGÔ, NUM CAGÔ, NUM CAGÔ, NUNCA GOSTOU DE MIM/
MAS VOCÊ MIM MIJOU, MIM MIJOU, MIM MIJOU... MIM MIM JOGOU FORA!

Fabio Campos, 06 de Setembro de 2023.


Comentários