É mais ou menos assim, do nada, elas lhes aparecem. Assim, feito pessoas que você, apesar de nunca tê-las visto, parece que já algum dia na vida, conhecera. Como aquele lugar no qual você jamais esteve. No entanto lhes aparenta tão familiar. Palavras, que traremos os significados, nesta crônica. Em algum lugar fizeram, ou foram parte de mim. Um dia estiveram comigo, e por algum motivo se foram. Eis que de repente, não mais que de repente estão de volta.
Abricó, apareceu-me num jogo de perguntas e resposta na tevê. Nunca provei deste fruto. Muito embora imaginei o acre doce de sua casca, como o nosso sertanejo umbu. Enquanto o formato lembrou-me do fruto da romã.
“O ABRICÓ é um fruto de formato esférico, de cor amarelada, com polpa cremosa e doce, com algumas sementes no meio. A árvore que o produz, é chamada de “Abricoteiro”, mas tem outros nomes. Mede entre 5 e 7 metros de altura. As flores são brancas, as folhas grossas e brilhantes, sua copa é globosa. A fruta tem propriedades terapêuticas e medicinais, além de nutricional. O nome científico é “Mimusops” derivado de palavra grega: “Mimo” que significa Macaco, e “Ops” que quer dizer: “Que se assemelha”. A etimologia da palavra significa: “Se parece com um Macaco”. Origem: O abricoteiro ou “Abricó-da-praia” é uma árvore oriunda da África Tropical. E possui outros nomes: “Abricó-das-Antilhas”; “Abricó-selvagem”; “Abricó-do-Brasil”; “Maracujá-dde-árvore”; “Abiu-da-praia”; “Balata. A árvore é encontrada , de forma nativa, nas praias e mangues da ilha de Madagascar (Costa Leste da África), na América Central, e também no Brasil, principalmente na região Norte. Fonte: greenme.com.br
ABRICÓ EM OUTROS IDIOMAS: Apricot = inglês; Aprikose = Alemão; Albaricoque = Espanhol; Abricot = Francês; “Percicum = Latim; “Verykokko = Grego. Fonte: Google.com.br/Tradutor”
ARDUÍNO: Ao ouvir este termo, lembrei-me de “Beduíno”, ou qualquer coisa que levou-me ao Mediterrâneo. Lugar aonde jamais estive, não fisicamente. No entanto, lá muitas vezes fui, nos romances, nos artigos, nas fotografias, nos atlas geográficos. Na verdade, foi o jovem professor de Física, Clésio, da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, que nos apresentou a este termo.
“O QUE É ARDUÍNO? É uma plataforma de prototipagem (ou seja, que cria modelos de futuros projetos) e surgiu para ser um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e simples de programar. Basicamente, trata-se de um microcomputador que pode ser usado para realizar inúmeras funções. Inclusive, o sistema pode ser conectado a outros dispositivos, enviando e recebendo dados. Por exemplo: acionar os bombeiros, disparar um alarme, ligar o sistema de combate a incêndios. Este equipamento tem sido amplamente utilizado na construção civil, na medicina, em áreas que necessita de vigilância constante, ou unidades de saúde. Fonte: arqia.com.br
“Sine qua non” É expressão em Latim, uma Locução Adjetiva, que significa: “Sem o qual não”. Faz referência a uma ação ou condição de algo que “É indispensável” ou “Imprescindível”; ou “Essencial”. Considera-se que sem “aquilo” ou sua omissão, o resultado esperado não teria ocorrido. Fonte: Google.com.br
ORAGO, jamais teria sido eu apresentado a este vocábulo. Isso porque, uma palavra desse quilate tem que ser chamada de vocábulo. Apresentou-se a minha pessoa, através da mais recente crônica do caro amigo e confrade João Neto Félix Mendes, [João de Seu Liô]: “ORAGO DE NOSSA SENHORA” no blog: “apensocomgrifo.blogspot.com” de sua propriedade.
“ORAGO: O santo que dá nome a uma capela, ou uma freguesia. Invocação. [Sentido Figurado] Aquele que profetiza a respeito da marcha dos acontecimentos futuros; oráculo. Etimologia: a palavra “Orago” é derivada do termo Latino “oraculu”; “Oráculo” (em português) Templo onde se dão oráculos, existe ainda a forma arcaica: oragoo : Fonte: dicio.com.br/Wikipédia.org.br”
UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
VELHOS DITADOS, DE INTERNET:
“Amigos amigos, senhas a parte!”
“Antes só do que Chats aborrecidos!”
“Arquivos dados não se olha o formato!”
“Para um bom provedor meia senha basta!”
“Não adianta chorar sobre o arquivo deletado!”
“Em briga de internet não se mete o mouse!”
“Em terra de Offline quem está Online é rei!”
Hacker que ladra não morde, rouba!”
FILOSOFIA DE BANHEIRO PÚBLICO
“Não teste minha paciência. Eu já testei: NÃO FUNCIONA!”
“HOJE EU TÔ COISADO!”
“Galinha que acompanha Pato, MORRE AFOGADA!”
“Não sou ESPORTE, mas hoje estou ESPETACULAR!”
“TÔ NUMA IDADE QUE SOU FÃ DE: DINHEIRO NA CONTA, FÉRIAS E CAMA MACIA”
Fabio Campos, 25 de outubro de 2021.
Comentários