Na sociedade de modo geral, a maioria das pessoas não sabe o conceito do que é SAÚDE MENTAL. É notável um posicionamento cultural sem informação clara do assunto, pelo senso comum ouvir falar em “Saúde Mental” é pensam em “Doença Mental”.
Devido ao modelo médico existente no mundo e praticado por séculos, e a marginalização dos doentes psiquiátricos, que eram enclausurados e abandonados em hospícios. Então o termo saúde mental é encarado como sinônimo de LOUCURA.
É bem comum esse termo ser motivo de piada e frases preconceituosas. Basta perguntar a alguém como anda sua saúde mental, que prontamente ela irá responder com outra pergunta. Está me achando com cara de DOIDO?
A LOUCURA é conceituada como a mais grave das alterações da saúde mental, psicose e perturbação com a presença de “delírios e alucinações”. Ou seja, o indivíduo perde a noção da realidade e a capacidade de se administrar sozinho.
Mas, a saúde mental envolve muito mais que a ausência de doenças mentais.
A SAÚDE MENTAL é o equilíbrio emocional entre o funcionamento interno e as exigências externas do ser humano.
Enquanto a saúde física é alterada e tratada a partir de qualquer incomodo no funcionamento físico do corpo. A saúde mental é muito mais importante e necessária, pois se a mente perde a sintonia de funcionamento, o corpo fica totalmente comprometido, é a saúde mental que estrutura a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções, dentre os aspectos de valor, integridade, sentido real e vivencia do indivíduo.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que o ser humano não é perfeito, percebe e aceita as suas limitações e a necessidade de viver em grupo.
Quem cuida da saúde mental elabora diariamente uma série de emoções como alegria, amor, angustia, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas, lutos ou transições importantes nas diferentes fases da vida.
Vale lembrar, que todos os seres humanos em algum momento da vida, apresentam sinais de sofrimento psíquico, e se for tratado com rapidez assim como é feito com a saúde física, raramente esse indivíduo vai continuar doente.
Ainda existe um grande preconceito em nossa sociedade, e uma resistência em buscar acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico. É sempre mais barato prevenir do que curar quando a doença já está em situação grave. E se tratando de saúde mental no Brasil, geralmente o indivíduo só busca tratamento no último caso.
Na saúde física quando se tem problema no dente, vai ao dentista. Quando sofre dos olhos vai ao oftalmologista. Quando sofre do coração vai ao cardiologista e etc.
Mas quando se trata de saúde mental. É bem comum encontrar casos de pessoas que sofrem algum desequilíbrio psicológico, como depressão por exemplo, aí busca, livros de autoajuda, conselho de amigos, líderes religiosos, coach, cartomante, influencer digital e etc.
Aí quando de fato procura o Psicólogo ou Psiquiatra já não tem mais cura para sua doença.
É lindo de se ver um velho aos 90 anos lúcido e organizado mentalmente. Assim como é triste presenciar um jovem de pouca idade desintegrado emocionalmente.
Saúde mental é o bem mais precioso do ser humano. Cuide da sua mente, e assim você estará cuidando do seu corpo.
“A mente funciona sem várias partes físicas do corpo, mas o corpo inteiro não funciona sem uma parte da mente”.
Comentários