QUARESMA ÚLTIMA PARTE - PENITÊNCIA, JEJUM E ORAÇÃO

José Ailson Ferreira Leite

Estas três palavras trazendo para uma linguagem filosófica seria a cabeça, o coração e a alma, pois mais do que palavras elas são a razão de celebrarmos melhor a nossa Páscoa. As três palavras se encaixam perfeitamente nas outras três citadas filosoficamente, afinal de contas uma completa a outra, reflita o porque.

Vamos chamar o "Jejum" de cabeça, a "Penitência" de corpo e a "oração" de alma! Uma grande maioria conhece o "Jejum" apenas como um hábito de comer menos, mas na quaresma existem outros tipos de jejum, além do jejum de alimentos, temo jejum de maus pensamentos, o jejum de palavras, o jejum de fofocas, de palavrões, o jejum dos maus olhos, percebeu alguma coisa nisso tudo? Está tudo ligado à cabeça, sim, além do Jejum das refeições pode se jejuar também coisas que lhes distanciam de Deus através de pensamentos ruins que você pode ter em relação a alguém, o jejum de palavras ofensivas que pode ferir, magoar, assassinar uma pessoa por dentro, jejum de palavrões, aquilo que além de ruim pra você é um mal exemplo para nossas crianças, o jejum das fofocas, aquilo que a boca professa para denegrir o outro, e mais ainda os ouvidos que você dá sem deixar espaço pra que a pessoa atingida se defenda, pois a fofoca não se alimenta só por quem fala, mas principalmente por quem dar ouvidos e assim alimenta e transforma o assunto em polêmicas sem controle, e o jejum dos maus olhos, deixar de lado a inveja, deixar de torcer contra e torcer sempre a favor do outro, olhar para o outro com mais amor, mais solidariedade.

A penitência, também literalmente está ligada ao corpo, afinal quando se pensa em penitência se pensa em atravessar de um lugar até outro lugar de joelhos, ou carregar um andor, ou até mesmo para e de fazer isso ou aquilo, mais do que o corpo a melhor penitência é aquela que é feita para o coração, tire os ressentimentos, os rancores, as raiva, as frustrações, sabemos que não é e nunca será fácil, mas vale a pena tentar, de repente o que você faz como penitência se torne uma prática saudável na sua vida.

Por fim a Oração, um lugar, um estágio, um momento, um pensamento, um instante de intimidade, um outro plano, sim! A oração desliga o nosso corpo e aciona a alma, é pela a oração que podemos falar, podemos nos encontrar com Deus, confessar nossos erros, desabafar nossas angústias, pedir-lhes perdão por quem ofendemos, adorá-lo, agradecer, enfim, uma conversa silenciosa, leve, sem interferência do tempo, algo inexplicável, coisas da alma.

Se aproxima o fim da quaresma, é já se aproxima a semana santa, e assim tudo que fizemos de exercício físico e espiritual durante a quaresma vai ganhando forma, vai ganhando sentido, afinal de contas Jesus está voltando do deserto, vai entrar em Jerusalém, ceiará com seus discípulos, será traído, preso, flagelado, pregado e morto num madeiro, até onde jorrará a última gota de sangue, e por fimportante triunfará gloriosamente vencendo a morte no dia de sua ressurreição.

Essa é a última matéria especial sobre o tempo da quaresma, a partir das primeiras horas dos oito dias da semana santa você poderá acompanhar as liturgias, ritos, objetos, cores litúrgicas, vestimentas, etc. Tudo dia a dia explicado passo a passo para que você possa compreender ou até mesmo celebrar melhor junto a santa igreja toda essa semana chamada de "Semana Maior".

Ailson Leite - Músico, Multi-instrumentista, Intérprete, Regente de Coral, Produtor Musical e Colunista.

Comentários