Hoje terceiro dia da semana santa, a liturgia nos leva a refletir a traição de Judas e a negação de Pedro, sim, vamos ver no evangelho o como somos testados nos momentos de dificuldade, o quão vivemos cercados de falsidade, e de ambição através da pessoa de Jesus.
Hoje o evangelho destaca que Jesus estava ceando com os doze, quando anuncia que um dos seus há de trair o filho do homem, e todos se questionam, até que Jesus diz que o seu traidor receberá o pão passado no molho, e então como disse Jesus entregou o pão passado no molho a Judas, e disse "O que tens a fazer, faze-o depressa" e neste momento satanás entrou no coração de Judas e ele saiu para entregar Jesus.
Até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu a Judas, se foi pro céu ou não, se foi salvo ou não, pois Judas levou uma vida muito contraditória, seguia Jesus, mas não praticava os seus ensinamentos, além disso ele foi um responsável direto pela morte de Jesus, pois até então queriam capturá-lo mas ninguém o encontraria facilmente se não tivesse sido entregue, pois os judeus já o perseguiam a um certo tempo, mas nunca o encontraram.
Outra coisa que se destaca nesse evangelho foi que Jesus mostrou saber o que estava acontecendo e o que ia acontecer de uma maneira como se dissesse nos dias de hoje "Quem você? Não". Jesus anunciou que a sua hora já se aproximava, e que teria que os deixar, porém os discípulos ainda sem entender o que acontecia ao seu redor fez com que Pedro dissesse: Senhor, dizes para onde irás, e Jesus o adverte dizendo: Para onde vou vós não podereis ir, então Pedro diz: Senhor, eu darei minha vida por ti! E Jesus adverte: darás a vida por mim? Antes mesmo que o galo cante tu me negarás por três vezes, e claro que ouvir essas palavras da pessoa de Jesus deixaria não só Pedro, mas qualquer um de nós arrasado, imagine você no lugar de Pedro como ficaria?
Nos dias atuais, quantos se faz de amigos, e pelas costas nos vendem por 30 moedas, ou mais, ou então menos, quantas pessoas nos enche de orgulho e elogios na nossa frente e nos traem cheias de ódio ou de inveja? O mesmo satanás que invadiu o coração de Judas citado no evangelho é o mesmo que age em muitos hoje, que usam a confiança do outro com má fé, ou como Pedro, pessoas estão do seu lado e de repente na hora do aperto, na hora de aflição te negam, te desprezam, te abandonam?
Por fim, o evangelho de hoje nos faz refletir sobre a incompatibilidade entre nossas palavras e as nossas atitudes com relação a Cristo e a igreja, muitos nascem, crescem, se batizam, fazem primeira comunhão e se crismam dentro da igreja, mas deixa se levar por insegurança e por medo, ou até mesmo por sentimentos de inferioridade e trocam Jesus pela teologia da prosperidade, será que não é fazer o mesmo que Judas? Será que não é negar o verdadeiro e único Cristo Jesus nosso Senhor que você comentou? O Espírito Santo que você recebeu no seu batismo quando bebê e no sacramento da Confirmação (Crisma)? A mesma traição de Judas e a negação de Pedro de 2 mil anos atrás acontece até hoje, se você não aceita que Deus tem um propósito pra você, somos cercados e tentados a cometer os mesmos erros, mas é na fé da ressurreição de Jesus que venceremos as tentações e os medos que nos cercam e nos corrompem a cada dia.
LITURGIA DO DIA:
I leitura: Is 49,1-6
Salmo: 70
Evangelho: Jo 13,21-33.36-38
COR E OBJETOS LITÚRGICOS:
Cor do dia: Roxo (O roxo simboliza recolhimento, penitência, serenidade, o roxo é usado durante todo o período da quaresma e também durante o período do tempo do Advento, que nesse caso vem sendo aos poucos substituído pelo lilás já que no tempo do Advento o roxo tem um significado de espera pela vinda do Salvador).
Objetos usados na celebração: Hoje é mais um dia facultativo a confissões onde não há procissões, e onde há é usado uma das imagens de Bom Jesus dos Passos ou Nossa Senhora da Solidade ou Nossa Senhora das Dores, com as imagens também usa-se a cruz pocessional e duas velas ou tochas.
Ailson Leitte, músico, Multi-instrumentista, intérprete, regente, produtor musical e colunista.
Comentários