Um possível equívoco

Adriano Nunes

Em seu livro "Brasil, Mundo e Homem na Atualidade", no ensaio "Breves reflexões sobre o Cristianismo"(p. 676), Hélio Jaguaribe (que admiro) diz que "Jesus jamais se declarou Filho de Deus e sim Filho do Homem". Bem, penso que, talvez, Jaquaribe cometeu aqui um equívoco. Ainda que eu seja ateu, há diversas passagens em João em que Jesus confirma ser o Messias, o Cristo, o Filho do Pai, o Filho de Deus, ser Aquele que desceu do céu. Vou trazer o texto grego aqui:

Ιω. 4,25 λέγει αὐτῷ ἡ γυνή· οἶδα ὅτι Μεσσίας ἔρχεται ὁ λεγόμενος Χριστός· ὅταν ἔλθῃ ἐκεῖνος, ἀναγγελεῖ ἡμῖν πάντα.

Ιω. 4,25 Λεγει προς αυτόν η γυναίκα· “γνωρίζω ότι έρχεται ο Μεσσίας, που ελληνικά λέγεται Χριστός. Οταν έλθη εκείνος, θα μας τα αναγγείλη όλα”.

Ιω. 4,26 λέγει αὐτῇ ὁ Ἰησοῦς· ἐγώ εἰμι ὁ λαλῶν σοι.

Em João, 4, 25, a mulher diz saber que o Messias vem e que anunciará tudo. A seguir, em João 4, 26, Jesus diz claramente: ἐγώ εἰμι ὁ λαλῶν σοι. (Eu sou-o, o que lhe fala). Sim, ele afirma ser o Messias. Vamos ver isso mais detalhado: localizem a palavra Μεσσίας em João 4, 25, na segunda linha. Em grego antigo, significa Cristo, ungido, enviado por Deus, Messias. Essa palavra vem da palavra antiga hebraica מָשִׁיחַ (ungido, Messias). Interessante é que a palavra grega antiga χρῑστός é tomada da mesma palavra hebraica antiga bíblica מָשִׁיחַ (ungido, Messias). Todavia, a palavra מָשִׁיחַ era usada para se referir a algum homem ungido que viria a ser herdeiro do trono de Israel. Neste sentido, para os hebreus, Jesus seria um homem e não um filho de um Deus.

Mas em João 6, 38-40, Jesus deixa explícito que desceu do céu (Διότι έχω κατεβή από τον ουρανόν). A palavra τον ουρανόν significa céu. A palavra κατεβή vem do verbo grego κατεβαίνω (descer, vir abaixo). O vebo grego antigo κἀτειμι significa baixar, descer, vir desde o alto. Em 6, 38 Jesus diz que desceu do céu para fazer a vontade daquele que o enviou (αλλά το θέλημα εκείνου, που με έστειλε). A seguir (6, 39) diz que tal vontade é a do Pai que lhe enviou (τοῦτο δέ ἐστι τὸ θέλημα τοῦ πέμψαντός με πατρός). Ora, seria estranho alguém descer dos céus e ser humano. Neste sentido, então Jesus afirma ser filho de um Deus, que é o seu Pai e está no céu. A palavra πατρός significa pai.

Adriano Nunes

Comentários