A pré-matrícula para novatos da rede estadual de ensino está aberta até a próxima quinta-feira (21). Para efetuar o procedimento, basta acessar o site www.matriculaonline.al.gov.br , informar dados pessoais, a série pretendida e escolher três opções de escola onde deseja estudar.
A oferta de vagas é para as “séries de entrada”: 1º e 6º anos do Ensino Fundamental/Fundamental Integral; 1ª série do Ensino Médio/Médio Integral; e 1ª série do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional. Também há vagas para o 1º e 5º períodos do turno diurno, e para o 1º e 6º períodos do turno noturno, do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para alunos com ao menos 15 anos de idade. Por fim, o candidato também pode cursar o 1º período do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA Modular), desde que tenha ao menos 18 anos de idade.
Superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa reforça a importância do procedimento para os pais e responsáveis pelos estudantes, uma vez que não há previsão de prorrogação da data limite.
“Será um grande ano letivo. O Governo do Estado tem trabalhado firme para que os indicadores educacionais cresçam a cada ano, garantindo, assim, uma educação de qualidade. Então, lembramos o prazo aos candidatos. Os formulários precisam ser preenchidos corretamente, tanto pelos representantes dos alunos, quanto pelos gestores das unidades escolares”, destaca a superintendente.
Distribuição de vagas
A distribuição de vagas é feita com base na disponibilidade física de cada unidade de ensino, enquanto o tipo de atendimento prestado, de acordo com a ordem de prioridade que consta no edital de convocação, que pode ser conferido no site http://www.educacao.al.gov.br/documentos/category/330-portarias-2023.
O candidato com deficiência, por sua vez, deve declarar a informação no ato do cadastro. Além disso, é obrigatório que todos os alunos possuam CPF para efetivação da pré-matrícula. Em caso de lotação do aluno em uma unidade diferente da escolhida na pré-matrícula, por razão de esgotamento das vagas, será disponibilizado, gratuitamente, em caso de necessidade, o transporte escolar ao estudante.
Comentários