Em celebração ao julho das Pretas, as alunas do curso de Direito (Uneal/ Proesp)
Erilânia Ventura, Sandra Oliveira e Kelvia Vital realizam na última sexta-feira (28) o "Chá das Pretas", evento marcado pela participação diversa da comunidade de Santana do Ipanema e municípios vizinhos.
O momento aconteceu no auditório da Casa da Cultura de Santana do Ipanema e foi repleto de ações culturais, palestras e relatos de vivências. Participaram representações de diversos segmentos da sociedade: ONG's, Grupo de Mulheres, Núcleo de Diversidade, Núcleo de Cidadania de Adolescentes, artesãos sindicalistas, bacharéis e estudantes de Direito, professoras, educadores sociais, dentre outras representações.
A ação apresentou debates voltados à identidade da população negra, superação das desigualdades , e o enfrentamento do racismo, sexismo e patriarcado na sociedade brasileira.
Movimento como o "Chá das Pretas" fazem parte de uma trajetória de lutas por liberdade, políticas públicas, respeito e espaços de discussões para a construção de pautas de melhorias das condições de vida da população negra.
Como o dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Em homenagem à luta e à resistência das mulheres negras. Um marco significativo, pois historicamente os nomes de muitas lideranças negras, foram apagadas.
Nós, mulheres negras, alunas do curso de Direito da UNEAL- PROESP, pensamos em espaço de celebração e reafirmação de direitos. Somos descendentes e herdeiras da e da resistência negra contar o sistema de escravidão que ainda existe, infelizmente.
Comentários