O ciclo de palestras de Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) será encerrado nesta sexta-feira (28). As últimas apresentações ocorreram na Santa Casa Farol, Santa Casa Central de Distribuição (27) e na Santa Casa Nossa Senhora da Guia (28), a partir das 14 horas.
Na quinta, os colaboradores das três unidades ouviram as palestras da advogada Luciana Palmeira, que levou o tema “Criando um ambiente de trabalho saudável; boas práticas para o sucesso de todos”, da fisioterapeuta Alessandra Tenório, sobre “Ergonomia no ambiente de trabalho”; da supervisora administrativa da Santa Casa de Maceió, Malbeth Francielle Alves de Lima Nascimento, que fala sobre “Canais de denúncias”; e a supervisora administrativa da Gerência de Ensino e Pesquisa, Sávia Nobre de Araújo Dáreg, que destaca os “Dispositivos de perfurocortante”.
Já na sexta, na Santa Casa Nossa Senhora da Guia, que realiza sua XIV SIPAT, a fisioterapeuta Alessandra Tenório volta a falar sobre o ambiente do trabalho, mas, desta vez, abordando a “Prevenção e promoção de saúde no trabalho: uma ação transformadora”.
No mesmo dia, os colaboradores das unidades Santa Casa Farol, que realiza a IX SIPAT, e Santa Casa Central de Distribuição, que executa sua VI SIPAT, saberão mais sobre “Segurança e saúde, a vida pede equilíbrio”, com a psicóloga Alda Cansanção, e “Dispositivos de perfurocortante”, com a supervisora de enfermagem – internação da SCF, Isabella Alencar Nobre de Mendonça.
EVENTO – Nos dias 19 e 21 de julho, foi realizada a 30ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizado em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na Santa Casa de Maceió. A abertura do evento aconteceu no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota.
O provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, compareceu ao primeiro dia do evento e ressaltou a importância da realização do evento na instituição. “A Santa Casa tem dado todo apoio e tem sentido resultado por parte dos trabalhadores e isso é mais uma prova da qualidade a assistência prestada da instituição”, acentuou.
A programação registou uma homenagem para todos os ex-presidentes da SIPAT, em especial, para o engenheiro de segurança José Augusto dos Santos, que dedicou 27 anos de trabalho a Santa Casa de Maceió.
A engenheira de segurança do trabalho, Deiseanne Luz, falou sobre os assuntos abordados no evento. “O foco é falar e prevenir assédio moral e sexual, dar destaque a saúde mental, e como sempre prevenção de acidentes com objetos cortantes”, informou.
Comentários