Com o Teatro Gustavo Leite lotado, II Congresso Nacional de Direito Previdenciário é iniciado

Geral

Por Comunicação OAB Alagoas

Palestra de abertura ficou por conta do professor Wagner Balera, considerado referência na área

O II Congresso Nacional de Direito Previdenciário teve início na noite dessa quinta-feira (27), no Centro de Convenções de Maceió. Após a abertura do evento, feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, o professor Wagner Balera, que é referência em todo o país quando o assunto é Direito Previdenciário, fez a palestra de abertura.

Com o Teatro Gustavo Leite lotado, Wagner Balera falou sobre “A seguridade social na sociedade de risco”, provocando nos presentes uma reflexão sobre o que é o risco.

“Quero que vocês cheguem em casa e reflitam sobre o que é essa sociedade de risco. É a sociedade que estamos vivendo. Esses riscos vão desde a não vacinação de crianças, com o retorno dos casos de poliomielite, até os riscos provocados pela Covid-19”, disse em um momento da palestra.

Durante a abertura do Congresso, Vagner Paes destacou a importância da advocacia previdenciária para a garantia de direitos das pessoas mais vulneráveis. Ele ressaltou, ainda, a necessidade da união da classe e citou ser essa uma missão da atual gestão da OAB/AL: unir a advocacia alagoana com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, a categoria.

“Hoje, estamos transformando Maceió na capital brasileira do Direito Previdenciário. Quando assumimos a gestão, tínhamos o desejo de fazer com que a advocacia fosse mais respeitada e melhor vista. E eu acredito que conseguimos evoluir muito nesse sentido. Nós somos o meio, não o fim. E a advocacia previdenciária é os olhos da Previdência Social. Sem nós, a Previdência não enxerga quem mais precisa”, pontuou Vagner Paes, destacando todo o empenho da Ordem, da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/AL) para que o evento acontecesse.

Visivelmente emocionado com a “casa cheia” para discutir sobre uma das áreas do direito que mais crescem no país, o diretor financeiro da ESA e um dos coordenadores do evento, Daniel Martiniano, destacou que o Congresso é a realização de um sonho. Ele falou também sobre o movimento de fortalecimento da advocacia previdenciária, de forma que os profissionais que atuam na área estão mais unidos, compartilhando experiências.

“Esse é um dos dias mais emocionantes da minha vida, quando eu torno real um sonho que tive há muitos anos atrás, de termos uma advocacia previdenciária unida, compartilhando conhecimentos. Hoje, Alagoas dá exemplo para o país. Um exemplo positivo, de mudança coletiva. Temos um ambiente mais saudável e próspero na advocacia previdenciária porque deixamos de nos ver como concorrentes. Estamos falando de uma área que, antes de mais nada, leva dignidade à mesa de milhares de brasileiros e alagoanos. A advocacia previdenciária é uma das poucas que chegam em muitos locais onde, sequer, o estado chegou ou não chegou de forma eficiente”, afirmou Daniel Martiniano.

O coordenador do Congresso ainda fez referência à primeira edição do evento, realizada no ano passado, e que foi considerada um sucesso pelos participantes. “No ano passado, no primeiro Congresso, eu disse que era um divisor de águas. E foi. E este ano nós já estamos navegando nessas águas novas”, acrescentou.

Raphael Martiniano, tesoureiro da CAA/AL e também um dos organizadores do evento, apresentou a escultura feita, exclusivamente, para o evento, pelo artista alagoano, natural de Santana do Ipanema, José Ronivaldo. Trata-se da figura de um agricultor segurando uma enxada com uma das mãos e, com a outra, uma balança da Justiça.

“A imagem representa a luta pela sobrevivência, com a enxada, e a busca pela Justiça, após tantos anos de trabalho, por meio da aposentadoria”, afirmou Raphael Martiniano, destacando que cada palestrante irá levar uma escultura para casa.

Os presidentes da OAB/AL, Vagner Paes, e da CAA/AL, Leonardo de Moraes, além do diretor da ESA/AL, José Marques, foram homenageados e receberam uma escultura.

O também coordenador do evento, Teodoro Agostinho, ressaltou a qualidade do Congresso e agradeceu a todos os palestrantes que dele aceitaram participar, lembrando que trata-se de grandes expoentes do Direito Previdenciário.

Já José Marques fez questão dizer que, com este evento, a OAB/AL está fazendo história. “Esse é o maior evento da história da OAB Alagoas. Estamos fazendo história, pois conhecimento é um bem que nenhum ladrão leva”, disse.

O presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB, Bruno Batista, destacou a grandiosidade do evento, elogiando nomes como o de Wagner Balera, que fez a conferência de abertura. Ele também anunciou que Maceió vai sediar, nesta sexta-feira (28), a primeira reunião aberta da Comissão, na qual temas de grande relevância serão colocados em discussão.

A programação do Congresso segue até o sábado. Até lá, mais de 20 palestrantes terão subido ao palco para compartilhar experiências com os mais de 800 participantes do evento.


Comentários