Colunistas: PERDOAR

Literatura

Por Fábio Soares Campos

Quaresma tempo do cristão, refletir sobre, como anda nossa vida. Em especial, como anda nossa convivência com nosso Deus. A igreja católica recomenda que esse, é um tempo de conversão, de penitência, caridade e oração. Na verdade, não seria apenas na quaresma que devíamos viver esses dons espirituais que muito elevam nossa alma. Mas o ano inteiro.

No aplicativo Instagram, um vídeo chamou-nos atenção, o relato de um químico que dizia ter feito uma observação bastante interessante com relação aos prefixos usados em química. Por exemplo, o Pergamanato de Potássio, composto vindo dos elementos Manganês e Potássio. Chegou ao prefixo “Per” associado ao “manganato” se dá pela perda de elétrons na última camada do átomo de Manganês. E que para existir, e que se ganhasse a nova substância, foi necessário que houvesse a perda de elétrons. Trazendo a experiência pra vida, viu que o prefixo “Per” na palavra “Perdoar” ocorre algo parecido. O perdoar, é se “doar” duplamente. Assim como “Ver” e “Prever”, ver duas vezes mais; e “Meditar” e “Premeditar”, “Feito” e “Perfeito” duplamente melhor; “Fazer” e “Perfazer”; “Seguir” e “Perseguir”
.
OCITOCINA I: Alguém disse lá no Instagram, que não é a riqueza, nem a genética, muito menos a rotina ou a qualidade de vida nem a alimentação equilibrada que faz uma pessoa viver muito anos. A longevidade, estaria relacionada com a presença de uma substância na corrente sanguínea, secretada pela glândula hormonal o hipotálamo, chamada Ocitocina, que é liberada quando estamos na presença de amigos. Portanto são as amizades sólidas e verdadeiras que realmente nos fazem seres humanos mais felizes.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários