Nós aqui do sertão nordestino costumamos chamar de Festas de Reis. A cidade mais próxima de Santana do Ipanema que tem tradição de comemorar as Festas de Reis é Poço das Trincheiras, mais precisamente no povoado Jorge, uma comunidade Quilombola, distante cerca de dez quilômetros do centro da cidade.
Quanto aos três Reis Magos, pouco sobre eles é dito nos Santos Evangelhos. Daí fomos a busca de mais informações no Google.com.br
“Chamava-se, segundo algumas lendas e acatadas pela tradição, Gaspar, rei de Társis e da ilha Egrileusa, Baltazar, rei de Godolias e de Sabá, e Belchior ou Melchior rei de Núbia. Segundo o Santo Doutor da Igreja, o beneditino Beda, o vulnerável, os magos vieram da Babilônia, Pérsia e Arábia. No entanto é difícil precisar a localidade de cada um deles. Mesmo com informações tão escassas, eles são de máxima importância para a cultura cristã, tanto que tem até uma data para comemorar a visita que fizeram ao Menino Jesus, o dia 06 de Janeiro. No Brasil são festejados no interior de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e outras localidades, com as populares Folias de Reis, nas quais alguns músicos e outros festeiros vestidos com roupas especiais para a ocasião visitam as casas levando alegria e rezando preces para o ano que se inicia. Escrito por Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB 24 dez 2020 e atualizada em 06 jan 2023. Fonte: A.12.com”
Outro site: educacao.uol.com.br sugere que eles não eram Reis apenas Magos:
“Por que chamamos os Magos de Reis? A Bíblia não chama de reis em nenhum momento e isso é identificado em diferentes versões. Os termos usados são “magos, “sábios”. Poderia ser uma referência a homens estudiosos, além disso, pode ser sugerido que os magos fossem astrônomos ou astrólogos.”
Clique Aqui e veja a Crônica completa
Colunistas: FOLIAS DE REIS
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 09/01/2023 - 12h 17min Acervo do autor
Comentários