Colunistas: ESTAR COM... ESTAR SÓ!

Literatura

Por Pe. José Neto de França

É ficando sozinho que se vê que tipo de pessoa você é!
(Serie 1899 da NETFLIX)

Assistindo a Série: “1899”, a afirmativa dita por uma de suas personagens acionou um dos gatilhos de minha memória, fazendo-me pensar...

Não é na interatividade com os outros que, mostramos quem realmente somos?

De fato, sim, mas como um reflexo de nossos atos. Enquanto agimos dentro do coletivo, tanto nós, quanto os outros tomamos atitudes e as executamos, despertando acionando initerruptamente gatilhos dentro de nós. E, por uma necessidade existencial natural ou instintiva, em meio a essa complexa interação, todos nós, os envolvidos na situação atual vivida, descobrimo-nos a nós mesmos, colocamos em evidência nossas potencialidades conhecidas ou até então desconhecidas. Dessa forma, também nos revelamos a nós mesmos e, não poderia ser diferente, os outros, também, se revelam a nós.

Já quando a pessoa está só, tipo “eu comigo mesmo”, é totalmente diferente. Ninguém está a lhe instigar, confrontar. Nenhuma situação está sendo criada por fatores físicos/temporais externos a ela. Mesmo o mundo fora dela, o exterior comum a todos, parece não querer interferir em suas reflexões particulares. O mundo dominante nesses momentos é seu mundo interior, aquele criado por ela mesma a partir de sua liberdade, decisões... com todos os seus conceitos, preconceitos, manhas, valores, contravalores... É, simplesmente e tão somente o seu “eu”!

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários