Morreu no início da manhã deste domingo (16), na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, aos 92 anos, vítima de insuficiência cardiorrespiratória o empresário santanense Bartolomeu Barros (*22.10.1930 + 16/10/2022).
Bartolomeu estava internado na UTI Cardíaca da Santa Casa de Misericórdia de Maceió havia 22 dias, com problemas diagnosticados como miocardiopatia dilatada o que levou a insuficiência renal e posteriormente falência múltipla de órgãos e sistemas, ocasionando a morte, naquela unidade hospitalar.
Abnegado empresário, participe ativo dos grandes movimentos de Santana do Ipanema, deixa uma lacuna em nossa comunidade e um grande legado. Fundador de várias instituições em nossa terra, como pode ser constatado na biografia a seguir.
O velório do corpo do empresário Bartolomeu Barros acontecerá no Memorial OSACRE em Santana do Ipanema a partir das 18h deste domingo (16) e o sepultamento acontecerá nesta segunda-feira(17) às 16h no Memorial Paraíso às margens da BR-316.
Matéria atualizada em 16/10/2022 às 14h05
BIOGRAFIA
Bartolomeu Barros nasceu em 22 de outubro de 1930, na cidade de Garanhuns – PE, filho de José Ferreira de Barros e Alice Oliveira Barros. Contraiu núpcias com Iracy Aquino Santos Barros de cujo matrimônio teve os filhos: César, Hiran, Francisco, Rita de Cássia, Rosa Alice e Maria Vitória. Fez o curso primário no Grupo Escolar Gabino Besouro, em Águas Belas-PE, e foi membro do movimento para o aperfeiçoamento moral e cívico denominado Tropo de Escoteiro naquela cidade pernambucana. Cursou o segundo grau na Escola de Comércio do SENAC no Ginásio Santana em Santana do Ipanema-AL.
Empresário do ramo de ferragens, desde o ano de 1954, proprietário da Casa O Ferrageiro, localizada à Praça Manoel Rodrigues da Rocha, em sociedade com o Sr. Jugurta Nepomuceno Agra, na cidade de Santana do Ipanema, tendo uma filial na mesma cidade à Rua Dr. Otávio Cabral – bairro Monumento e outra na cidade de Paulo Afonso-BA, essa dirigida pelo seu sócio Jugurta.
Cidadão participativo em nossa sociedade, fundador das seguintes entidades: Rotary Club de Santana do Ipanema, Tênis Club Santanense, Associação Comercial de Santana do Ipanema, Companhia Telefônica de Santana do Ipanema, Casa São Vicente de Paula, Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor à Verdade (primeiro Venerável e eleito por mais quatro gestões), Grão-Mestre Estadual – Adjunto do Grande Oriente do Brasil/AL (Maçonaria – Maceió).
Membro Honorário da Academia Maceioense de Letras – AML e Associado efetivo da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA, ocupante da cadeira nº 11, cujo patrono é o escritor Fernando Nepomuceno Filho. Associado efetivo da Academia Brasileira Rotária de Letras - ABROL/Alagoas
Foi condecorado com a Comenda D. Pedro I ( a mais alta condecoração da Maçonaria a um Maçom) ao completar 50 anos de efetiva participação. Detentor da Comenda João Yoyô da Silva Filho, instituída pelo Ginásio Santana – Santana do Ipanema-AL; Detentor da Comenda Floriano Salgueiro Silva, instituída pelo Rotary Club de Santana do Ipanema. Em 2010 foi homenageado com o Troféu Maltanet – Portal Maltanet.
Em maio de 2022 foi homenageado em Maceió pelo jornalista Antonio Noya.
Publicou três livros: Vida Boa (2014), Sob a Copa da Acácia Amarela (2015) e Santana: Sua Gente seu Humor (2019), todos pela SWA Instituto Editora. Estava com mais um livro em fase de preparação: Fim de Tarde: eu, meus personagens e minhas memórias. Também estava organizando junto com o jornalista José Malta Fontes Neto o livro “Casa O Ferrageiro: um século de história” em homenagem ao centenário desse empreendimento.
Comentários