Sexta Semana Nacional de Conciliação Trabalhista será aberta nesta segunda-feira (23/5)

Geral

Por ASCOM - Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL)

Evento tem a proposta de solucionar conflitos de forma consensual, o que representa uma maneira mais rápida do que aguardar a tramitação judicial

A cerimônia nacional de abertura da 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista será realizada às 10h da próxima segunda-feira (23/5) pelo TRT da 12ª Região (SC) e terá transmissão ao vivo para todos os Regionais Trabalhistas pelos canais oficiais do You Tube do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT12. No TRT-19, a transmissão será exibida no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), localizado no edifício anexo ao Fórum Pontes de Miranda, Avenida da Paz, nº 2076, Centro.

A 6ª edição da campanha pela conciliação marca o retorno das atividades presenciais no judiciário trabalhista. O slogan escolhido, “Conciliar para Recomeçar”, destaca a volta gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais.

O evento tem a proposta de solucionar conflitos de forma consensual, o que representa uma maneira mais rápida do que aguardar a tramitação judicial. No Regional Trabalhista de Alagoas, as empresas e empregados com ações em qualquer fase de tramitação tiveram até o último dia 10/5 para incluir seus processos na pauta da semana. A solicitação de inclusão pôde ser feita por mensagem enviada para o e-mail conciliar@trt19.jus.br, pelo telefone 2121-8309 ou pessoalmente na sede do Cejusc,

Uma novidade para este ano foi a possibilidade de solicitação de inclusão de processos diretamente no site do TRT-19, por meio do preenchimento de um formulário contido no botão “Conciliação”, no menu lateral e, em seguida, com o clique no submenu “Pedidos de Audiências de Conciliação”, ou por meio deste link: https://site.trt19.jus.br/pedidoaudienciaconciliacao .

Evento

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada em 2015 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de implantar medidas que deem celeridade aos processos trabalhistas e aperfeiçoem os meios consensuais de solução de conflitos.

Durante a semana, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizam mutirões, com a participação de magistrados e servidores de 1º e 2º graus ativos e inativos que integram as equipes de forma voluntária.

Comentários