XCO e a atração do ciclismo nas competições esportivas da 56ª Festa da Juventude

Esportes

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740

As competições esportivas da 56ª edição da Festa da Juventude em Santana do Ipanema – a maior festa jovem do estado de Alagoas se iniciam neste fim de semana, sexta, sábado e domingo (06, 07 e 08/07). No domingo (08) uma atração especial no ciclismo.

A prova de ciclismo será no formato XCO. Uma prova que envolve muita habilidade e força dos competidores num circuito com obstáculos feito no entorno das escolas estaduais Professora Laura Maria Chagas de Assis, Professor Mileno Ferreira da Silva e Aloisio Ernande Brandão.

A etapa do XCO da Festa da Juventude 2018 é uma realização de Fred Adventure com apoio total da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema e empresas patrocinadoras.

A Prova

A Etapa XCO Sertão será realizada num circuito aproximado de 2,2 km, e a competição se dará por baterias, onde as categorias terão largadas de acordo com as idades e aptidão física dos atletas, da forma abaixo discriminado:

Na primeira larga categoria KIDs, sendo o tempo de prova 01 (uma) volta em percurso especial;

Na segunda bateria largam as categorias Feminino e Nelore, sendo o tempo de prova de 05 (cinco) voltas;

Na terceira bateria larga a categoria Turismo, sendo o tempo de prova de 05 (cinco) voltas; Podendo ser subdividida em Turismo A e B, a critério de idade (Turismo A até 35 anos e, acima de 35 anos Turismo B), se, e somente se ultrapassar 30 atletas inscritos na categoria.

Na quarta e penúltima bateria largam as categorias Master B e C, sendo o tempo de prova de 7 voltas; Podendo as categorias acima listadas serem subdividida em B1 e B2, e C1 e C2, caso atinjam mais que 20 atletas inscritos em cada categoria especificada;

A prova é finalizada com a quinta bateria e largam as categorias Elite Masculino, Sub 30 e Master A, será o tempo de prova mínimo de 10 voltas. Podendo a categoria Mastar A, ser subdividida em Master A1 e Master A2, caso atinja mais que 20 atletas inscritos na citada categoria.

Os obstáculos

Segundo a organização o nível de obstáculos da prova em 2018 está leve para que os atletas possam ver como é o XCO. No próximo ano vai aumentar esse nível.

O Público

Ao longo de toda a pista tem espaços destinados para o publico, que poderá dar força para os competidores “A presença dos familiares é muito importante para os ciclistas que vão participar da prova. Ver ao longo da pista alguém torcendo por você é muito importante” - destacou o personal Fred Adventure.

A Premiação

Todas as categorias oficiais e não oficiais terão premiação em dinheiro e troféus. Confira na imagem abaixo:


O XCO vem crescendo neste ano de 2018 e com isso eu não pensei duas vezes em colocar essa modalidade aqui em Santana na Festa da Juventude, claro com o apoio do prefeito Isnaldo Bulhões. Alagoas está recebendo a primeira prova de XCO, exatamente a de Santana do Ipanema no dia 08 de julho. Denominei de XCO Sertão, devido contar com apoio também da Associação de Ciclismo Sertão MTB, que sempre nos apoia

Fred Adventure – Organizador.

Com a pista pronta os nossos ciclistas já estão treinando muito. A seguir algumas imagens feitas no último sábado (30)

Cross Country Olímpico (XCO)

No XCO, o trajeto já é menor, variando de seis a 20 quilômetros, e funciona em circuitos. Ele alterna trechos mais específicos, como terrenos acidentados e uma topografia com muitos aclives e declives. É uma modalidade mais radical que a maratona e, normalmente, as corridas são disputadas em grupo.
A dificuldade técnica é bem mais alta do que no XCM, e exige mais experiência do ciclista. Ele não precisa de tanta resistência física como na outra modalidade, mas carece de mais potência muscular para superar partes técnicas e mais difíceis do trajeto.
Nas competições de XCO, existe sempre uma área de apoio com estrutura necessária para que os atletas não precisem andar com suprimentos básicos, como comida ou água, e nem ferramentas e câmaras de ar.

Comentários