16 de setembro: Alagoas 200 anos nossa homenagem especial

Cultura

Por José Malta Fontes - Jornalista MTE/AL 1740

https://alagoas200.com.br/galeria-de-imagens/2017/9/5664-desfile-de-7-de-setembro

Oficialmente, Alagoas passou a existir como ente politicamente autônomo em 16 de setembro de 1817. Mas a história alagoana começa muito antes, desde o início da colonização, por volta do ano de 1580, quando ? por exemplo ? as notícias sobre a existência dos primeiros assentamentos do que viria a ser o poderoso Quilombo dos Palmares comprovaram algo distinto ao Sul da Nova Lusitânia (ou Pernambuco). Outro fato diferenciador foi a polêmica opção de Domingos Calabar, reafirmando que na terra das (a)lagoas a banda tocava de outra forma.

Com a chegada do Bicentenário da Emancipação Política de Alagoas, este portal tem a missão de coletar, aprofundar e divulgar informações sobre o Estado, seu povo e sua longa história, sobre a cultura, os saberes e sabores, as cores, as melodias, as letras em prosa e verso, as artes todas, todos os tons de Alagoas.

Com base nos 200 anos de existência oficial, comemoramos ainda mais séculos de existência real da alagoanidade. Todo 2017 está sendo palco de uma programação que se estende, como disse o governador Renan Filho, "de réveillon a réveillon", ou seja: da zero hora de 1º de janeiro à meia-noite de 31 de dezembro, este é o ano para se mergulhar, de conhecer profunda e detalhadamente as Alagoas.

Pode entrar. Sinta-se em casa.

Fonte: https://alagoas200.com.br/alagoas-200-anos

Destacamos três vídeos como homenagem a nossa terra.

Vídeo Institucional dos 200 anos de Alagoas - Governo do Estado


Hino de Alagoas na voz de Eliezer Setton


Eliezer fez uma música e dela um clip retratando as belezas de Alagoas: Não há quem não morra de amores pelo meu lugar



Quem se destaca cantando as beleza de Alagoas e o cantor, compositor e musicista Eliezer Setton. Conheca um pouco da sua trejetória:

ELIEZER SETTON ? Cantor, compositor, forrozeiro, economista, comendador e cantador de hinos, já foi gravado por Elba Ramalho, Marinês, Leci Brandão, Dominguinhos, Gilberto Gil, Oswaldinho, Waldonys, Jorge de Altinho, Santanna, Mestre Zinho, Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba, Mastruz com Leite, Brucelose, Os Três do Nordeste...

Discografia: Cio do Grão (1996), Das Coisas da Minha Terra(1998), Ventos do Nordeste (2000), Oração do Forró (2003), O Carnaval Alagoano de Eliezer Setton (2004), Amores do Meu Forró (2005), Brasil - Hinos à paisana (2009), Alagoaníssimo (2010), O Quelso (2011) e Meu Brasil Forrozeiro (DVD/CD ? 2016)

O CD Ventos do Nordeste, pela Rob Digital (RJ), lhe propiciou, em 2003, a inclusão de sua música Eu sou o Forró no CD Les Plus Belles Escales Musicales - BRÉSIL da Sony Music da França, ao lado de Baden Powell, Tom Jobim, Chico Buarque, Roberto Menescau, João Bosco e Milton Nascimento.

Do mesmo Ventos do Nordeste, duas músicas suas entraram na trilha do filme Anjos do Sol, vencedor de seis kikitos, inclusive o de melhor filme, em Gramado 2006: Eu sou o forró e Só quero quem me quer.

Coroando um ciclo que sinaliza para novos horizontes, voltou a ser gravado por Elba Ramalho em 2009: sua música D?estar está no CD Balaio de Amor (Biscoito Fino), ganhador do Grammy Latino. Em 2010, foi gravado por Gilberto Gil, um de seus ídolos inspiradores. Gil incluiu a música Maria Minha, uma parceria com Targino Gondim, no CD Fé na festa que também ganhou o Grammy Latino.

Virada Cultural ? O convite para a apresentação na Virada Cultural de São Paulo em 2011, no mesmo palco de Anastácia, Flávio José, Dominguinhos, Genival Lacerda, Sandro Becker, Falamansa e Forroçacana, oficializou seu nome no cast forrozeiro nacional.

De frente com Boldrin ? Com um currículo construído a partir de Maceió das Alagoas, o forrozeiro entende que sua aparição no programa Sr. Brasil da TV Cultura de São Paulo, em dezembro de 2010, mostrando seus Hinos à paisana, assumiu ares de estreia nacional, tal a receptividade da platéia, do apresentador e do retorno que teve através de telefonemas e e-mails oriundos dos mais diversos locais do País.
(Acesse eliezersetton.wix.com/hinos ou Eliezer Setton no Sr. Brasil no youtube - 4 partes)

Maioridade forrozeira ? Vinte anos após o lançamento de seu primeiro CD de forró, o artista lança o primeiro DVD/CD ?ao vivo? a partir do registro do show MEU BRASIL FORROZEIRO apresentado em novembro de 2015 no Teatro Deodoro, em Maceió. O repertório mostra as diversas facetas da música nordestina, contextualizada no cancioneiro nacional, ignorando fronteiras em nome da universalidade, desde que tudo acabe em FORRÓ.

Sertão Alagoano - No sertão alagoano Eliezer tem sua marca nos hinos de Santana do Ipanema (Música e interpretação oficial), Olho d´Água das Flores (Adaptação e Música e interpretação oficial) e Major Izidoro. Este último o compositor participou de um concurso feito pela prefeitura e foi o vencedor (Letra e música e Interpretação Oficial)

Comentários